ASSINE
search button

Prêmio Varilux de Oftalmologia premia trabalhos científicos do setor

Compartilhar

Com o objetivo de fomentar pesquisas no setor oftalmológico que levam benefícios à população, a 43ª edição do Prêmio Varilux de Oftalmologia premiará estudos científicos do ano de 2014, no próximo dia 9 de julho, durante a cerimônia de abertura do VIII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, em Brasília.

As premiações são divididas em três categorias: Master, Sênior e Incentivo à Pesquisa Clínica-Refração. Na categoria Master, o ganhador foi o médico Bruno de Freitas Valbon, de Vila Velha (ES), com o trabalho “Biomecânica da córnea após laser de femtosegundo na cirurgia de catarata”.  

Na categoria Sênior o vencedor foi Bernardo Teixeira Lopes, do Rio de Janeiro, com o trabalho  “Perfil paquimétrico horizontal para detecção do ceratocone”.  

E na categoria Incentivo à Pesquisa, Celso Marcelo da Cunha, de Cuiabá (MT), venceu com o trabalho “Distância interpupilar e convergência na população presbita”.

O evento, que é  promovido pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e patrocinado pela Essilor, começou a ser realizado em 1972, quando se comemorou o aniversário de 50 anos de fundação da SBO. Concedido anualmente, a premiação consiste em uma passagem aérea de classe executiva para Paris, na França, com oportunidade de visitar um laboratório da Essilor na região. Os trabalhos premiados são ainda ser publicados na Revista Brasileira de Oftalmologia (RBO).