ASSINE
search button

Hospital Estadual dos Lagos realiza mais de 1,2 mil cirurgias em um ano

Compartilhar

Unidade de referência para o atendimento de vítimas de trauma e cirurgias ortopédica e ginecológica, além de maternidade de alto risco, o Hospital Estadual dos Lagos completou um ano nesta terça-feira (30), com 1.287 cirurgias e 1.079 partos realizados. O atendimento é oferecido aos pacientes encaminhados especialmente para a unidade, via regulação.

"A unidade é estratégica quando se pensa no atendimento aos moradores da Baixada Litorânea. Neste primeiro ano de funcionamento, pacientes de 15 municípios do estado foram atendidos, o que mostra o quanto esse hospital é importante para a região", destaca o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

A unidade conta com 56 leitos de internação; 10 leitos de UTI Adulto; 10 leitos de UTI Neonatal; 5 de Unidade Semi-Intensiva Adulto, 3 leitos de estabilização; 4 salas de cirurgia; 2 salas de pré-parto/parto/puerpério (PPP) e 4 consultórios. Entre os exames oferecidos no Centro de Imagem estão tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, ecocardiograma e Raio-X.

Em pesquisa de satisfação realizada com pacientes e familiares, os números indicaram que 93,5% consideram o atendimento ótimo, chegando a 100% quando somados os dados da avaliação de bom atendimento.

"O primeiro ano do Hospital Estadual dos Lagos nos mostrou que estamos cumprindo o objetivo de oferecer atendimento de excelência aos usuários do sistema estadual de saúde. Pacientes que recebemos precisam de cuidado rápido e altamente especializado, são pessoas que demandam atendimento de alta complexidade, especialmente de alto risco materno e fetal, por isso, trata-se de uma unidade fundamental para a população desta área", reforça Carlos Eduardo Coelho, diretor do hospital. O Hospital Estadual dos Lagos recebe pacientes que são encaminhados pela Central Estadual de Regulação (CER) e pela Regulação Estadual da Baixada Litorânea (CREGBL).

Exemplo no que se refere às práticas de humanização na assistência, um dos grandes desafios que os profissionais da unidade enfrentaram foi o de mudar a cultura de que o parto cesáreo é a melhor opção para as futuras mamães. Grande parte das pacientes apresentava resistência ao parto normal e desconhecia práticas de humanização na assistência. Com isso, a equipe multidisciplinar desenvolveu um trabalho focado em esclarecimento e vem conquistando resultados importantes: mesmo sendo uma maternidade de alto risco, o número de partos normais vem crescendo mensalmente.

O hospital dispõe de recursos como salas PPP - local para onde a gestante é encaminhada quando está prestes a dar à luz e tem acesso a métodos que vão ajudá-la na hora do parto como bola de fisioterapia, cavalinho e massagem. Quando chega a hora, a cama se transforma em mesa de parto normal e o acompanhante pode ver de perto a chegada do bebê. Outro diferencial é a utilização da banheira de parto, que possibilita momentos de relaxamento através da imersão em água morna. Todas essas técnicas visam diminuir a dor do parto e trazer mais tranquilidade durante o nascimento do bebê.

O cuidado com o bem estar e conforto estende-se também aos recém-nascidos que precisam utilizar a UTI Neonatal. Lá, foram colocadas redes nas incubadoras, que simulam a posição do útero materno e melhoram significativamente seu desenvolvimento, além de acalmá-los.