ASSINE
search button

Avião solar inicia trajeto entre Japão e Havaí

Trecho de 7,9 mil quilômetros é considerado o mais complicado

Compartilhar

O avião solar Impulse 2 decolou na madrugada desta segunda-feira (29) de Nagóia, no Japão, com destino ao Havaí, nos EUA, durante o maior e mais complicado trecho de sua volta ao mundo. A aeronave, que não utiliza nada além do sol para se mover, terá que percorrer 7,9 mil quilômetros em cinco dias e cinco noites para completar o percurso. O valor é superior a quantidade percorrida nas seis etapas anteriores.

    A decolagem do avião ocorreu após uma falha na primeira tentativa, na última terça-feira (23), quando o procedimento precisou ser abortado por culpa das más condições climáticas. A própria parada em Nagóia foi uma alteração de percurso, ocorrida no dia 1º de junho, por causa do mau tempo.

    Segundo as informações da equipe que monitora o percurso, a aeronave já passou do "ponto de retorno" sobre o Oceano Pacífico.

    Caso o piloto sueco Andre Borschberg consiga completar o percurso, ele baterá dois recordes: será o maior voo em um equipamento solar da história da humanidade e será a maior viagem aérea feita por uma pessoa sozinha. A aventura deverá percorrer 35 mil quilômetros e estão programadas 12 etapas - das quais seis já foram completadas. O avião é alimentado por 17 mil células solares e já fez pardas em Mascate (Omã), Ahmedabad e Bernarés (Índia), em Mandalay (Mianmar) e nas cidades chineses de Chongqing e Nanquim. (ANSA)