Jornal do Brasil

Domingo, 22 de Abril de 2018 Fundado em 1891

Ciência e Tecnologia

37ª Olimpíada Brasileira de Matemática começa na sexta-feira (12)

Expectativa é de que mais de 500 mil estudantes participem da primeira fase

Jornal do Brasil

A 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) começa na sexta-feira (12) com a aplicação da prova da primeira fase. Mais de 500 mil estudantes do ensino fundamental e médio realizaram a inscrição em mais de três mil escolas da rede pública e privada de ensino em todo o país. 

A aplicação da prova da primeira fase será realizada nas escolas inscritas, em horário livre, e está dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. No nível um, participam os estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, no nível dois, os que cursam o 8º e 9º ano e no nível três os estudantes de qualquer série do ensino médio. 

Para os universitários existem duas etapas que coincidem com a aplicação da segunda e terceira fases da OBM dos níveis fundamental e médio.

A 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática começa nesta sexta-feira (12). Expectativa é de que mais de 500 mil estudantes participem da primeira fase.

Nesta primeira etapa os participantes deverão resolver de 20 a 25 questões de múltipla escolha em um tempo máximo de três horas. A correção das provas será feita pelos professores das escolas participantes, seguindo o gabarito oficial publicado a partir da próxima terça-feira (16) na página da OBM. Serão classificados para a fase seguinte os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa. 

A segunda fase ocorrerá em 18 de setembro, também nas escolas inscritas. Já a prova da fase final ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro, em locais a serem definidos. A lista de estudantes premiados será divulgada no site da OBM (www.obm.org.br) durante o mês de dezembro.

Oportunidade para representar o Brasil

Além das medalhas e certificados, os estudantes premiados na 37ª OBM serão convidados a participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais de matemática, que reúnem os melhores estudantes de cada país na área, como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários, entre outras.    

Sobre a OBM

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem por objetivos estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática. 

A competição conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Mais informações sobre a competição estão disponíveis no site www.obm.org.br, onde os candidatos também podem conferir o conteúdo de avaliações anteriores, além de vídeos e a revista Eureka! 



Tags: competição, educação, ensino fundamental, ensino médio, obm

Compartilhe: