ASSINE
search button

Estudo comprova eficácia de suplemento no auxílio à prevenção e tratamento da mucosite

Doença afeta em graus distintos 96% dos pacientes submetidos à quimioterapia e radioterapia

Compartilhar

Um concentrado de minerais marinho é a novidade no auxílio à prevenção e tratamento da mucosite oral, doença que afeta em graus distintos 96% dos pacientes submetidos à quimioterapia e radioterapia.  

O concentrado em pó é proveniente de alga marinha e vem sendo apontado como um grande aliado no auxílio aos doentes que querem prevenir ou já desenvolveram a mucosite. Hoje as alternativas disponíveis são as aplicações com anestésicos locais, crioterapia, analgésicos ou o laser, todos paliativos que visam unicamente aliviar os sintomas e não evitá-los. 

Estudo realizado junto a pacientes com leucemia em tratamento no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), do Rio de Janeiro, comprovou que aqueles que utilizaram o concentrado mineral marinho evoluíram muito bem, com o PH da saliva em torno de 7,4 sem complicações orais. Pacientes que tiveram neutropenia também permaneceram sem nenhuma infecção associada à mucosite.

"Pode-se afirmar que o concentrado à base de algas marinhas estudado atuou como um importante aliado no controle das mucosites orais induzidas pela quimioterapia em pacientes com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) e Leucemia Linfóide Aguda (LLA), mantendo o PH da saliva destes pacientes alcalino e com a microbiota bucal inalterada, impedindo desta maneira o aparecimento de microrganismos oportunistas e lesões bucais", comprova o dentista Wellington Cavalcanti, então chefe do setor de odontologia do HEMORIO que coordenou a pesquisa.

Embalado em sachês para facilitar o bochecho e a ingestão, o composto é 100% natural, não tem contraindicação e pode ser tomado junto a medicamentos. 

"O Vital Balance é essencial para auxiliar na manutenção da saúde bucal e de todo o trato digestivo de pessoas que vão iniciar ou já estão em tratamento contra o câncer. A melhor notícia é que o composto mineral impede o aparecimento da mucosite. Por isso, é fundamental iniciar a sua ingestão antes mesmo das primeiras sessões de quimioterapia ou radioterapia. E, para aqueles que já têm mucosite, o Vital Balance apresenta resultados bem melhores do que aqueles verificados nos tratamentos tradicionais", atesta a nutricionista Georgia Silveira, especialista em Nutrição Oncológica pelo INCA e especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela SBNPE.

Sobre a mucosite

É uma das complicações bucais mais comuns do tratamento oncológico, que leva a um intenso desconforto, diminuição da qualidade de vida provocada pela dor, comprometimento da mastigação e da fala, e dificuldades de higienização bucal.

A mucosite oral aumenta o risco de infecções locais e sistêmicas e pode levar à formação de feridas na cavidade da boca que se tornam porta de entrada de fungos e bactérias, podendo comprometer ainda mais a saúde já debilitada do paciente.

É uma inflamação da mucosa que reveste o tubo digestivo, causada por um efeito citotóxico direto dos agentes da quimioterapia ou pela radioterapia. O grau de intensidade depende do tipo de quimioterapia e radioterapia e das doses usadas. 

Os sintomas inicialmente consistem em uma sensibilidade aumentada a alimentos ácidos ou quentes, com dor durante a mastigação. O exame da mucosa oral mostra eritema (vermelhidão) e formação de úlceras aftosas na mucosa oral na boca. Em casos graves, as lesões progridem para extensas ulcerações e descamação da mucosa oral. Frequentemente as ulcerações atingem o esôfago, causando odinofagia (dor durante a deglutição do alimento) e mal estar retroesternal. O mal pode atingir também a área gastrointestinal.

Doentes com mucosite severa podem atingir um elevado grau de desnutrição porque não conseguem se alimentar adequadamente. Isso se reflete na resposta ao tratamento do câncer e, em última análise, na sobrevivência desses doentes.