ASSINE
search button

Idosos precisam ter cuidados especiais com saúde bucal

Compartilhar

A saúde bucal, que muita vezes foi pouco lembrada, é um dos aspectos que mais devem merecer a atenção da terceira idade. O implantodentista especializado em dentística, Marcelo Lips, dá dicas importantes para os idosos.

1 - Ao escovar os dentes, o ideal é que não haja muita pressão. Dependendo do movimento pode-se machucar a gengiva e desgastar os dentes. Deve-se fazer uso frequente do fio dental, e nunca se esquecer dele na escovação noturna.

2 - Deve-se sempre lembrar a importância da presença dos dentes, pois a sua ausência pode acarretar má mastigação e, consequentemente, uma má digestão,

3- As próteses devem sempre estar bem adaptadas, pois caso contrário podem causar lesões que, por sua vez, podem levar até ao aparecimento de tumores cancerígenos.

4- Os implantes feitos de titânio são mais compatíveis biologicamente, evitando os altos índices de rejeições. E as técnicas mais modernas são menos invasivas e traumáticas.

5- Aparelho ortodôntico não é mais somente para crianças e adolescentes. Na ortodontia, desde que os pacientes tenham uma boa estrutura óssea, utilização de aparelho não é contraindicada, e auxilia no alinhamento e posicionamento, ajudando a criar espaços necessários para uma futura instalação de implante.