ASSINE
search button

Vídeo de inauguração do Youtube completa 10 anos

Primeira gravação da plataforma se chama "Me at the zoo"

Compartilhar

Há exatos 10 anos, era carregado o primeiro vídeo do Youtube, site que viria a se tornar a maior plataforma do tipo no mundo.

Fundada no dia 14 de fevereiro de 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, três ex-funcionários do serviço de pagamentos PayPal, a página ficou mais de dois meses sem nenhum conteúdo, até que um de seus criadores fez o upload do vídeo "Me at the zoo", que era apenas um teste.

A filmagem de 19 segundos mostra Karim na área dos elefantes do Zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, falando de sua visita ao local. Até o momento, o vídeo tem cerca de 20 milhões de visualizações.

Disponível em 75 países e 61 idiomas, o site disponibiliza aproximadamente 300 horas de vídeos por minuto. O mais assistido até o momento é o hit "Gangnam Style", do cantor sul-coreano Psy, com mais de 2 bilhões de visualizações.

Outros clipes musicais também estão entre os mais vistos, como "Wrecking Ball", de Miley Cyrus, "Waka Waka", de Shakira, "On the Floor", de Jennifer Lopez e Pitbull, e "Baby", de Justin Bieber, que é o segundo vídeo mais assistido do Youtube. Apenas um ano depois de sua fundação, a plataforma foi comprada pelo Google por cerca de US$ 1,65 bilhão.