ASSINE
search button

Brasil 4D receberá menção honrosa em Prêmio Celso Furtado

Compartilhar

O projeto Brasil 4D receberá menção honrosa do ministério da Integração Nacional pelo trabalho inovador de levar informações e serviços públicos à população apenas por meio de um controle remoto. Coordenado pela Empresa Brasil de Comunicação, o projeto será homenageado no próximo dia 2 de junho no Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2014: Homenagem a Armando Dias Mendes.

A menção honrosa será outorgada na categoria Projetos Inovadores para Implantação no Território. A premiação procura estimular iniciativas e identificar medidas concretas de redução das desigualdades entre as regiões brasileiras e de acesso igualitário a oportunidades de desenvolvimento.

O projeto, que teve fase piloto na Paraíba e está em andamento no Distrito Federal, permite aos cidadãos acessar serviços dos governos federal e estadual pela televisão, utilizando a tecnologia Ginga. É destinado à população de baixa renda, que tem acesso aos serviços públicos de forma gratuita, não comprometendo a renda familiar.

Por meio de um equipamento acoplado aos televisores, o Brasil 4D permite que beneficiários do Bolsa Família façam, em sua própria casa, consultas sobre vagas de emprego, capacitação profissional, serviços públicos nas áreas de saúde, educação, segurança e transporte, além de serviços bancários, cursos técnicos e de educação financeira.O projeto tem levado, a cerca de 100 famílias de Samambaia, região administrativa de Brasília, benefícios econômicos e sociais por meio de ferramentas para acesso a serviços públicos e de apoio à pessoa e à família. Em João Pessoa, onde o projeto-piloto já foi encerrado, o uso desse equipamento também proporcionou vantagens desse tipo para as famílias que testaram o equipamento.