ASSINE
search button

Congresso apresenta terapia diferenciada para pacientes com Alzheimer

Compartilhar

Uma experiência canadense, criada por  Olivier-Hugues Terreault, como terapia para ajudar pacientes com Alzheimer , conhecida como Uma Bela Visita , vai ser apresentada e debatida durante o VIII Congresso Iberoamericano de Alzheimer, que será realizado de 15 a 17 de outubro, no CBC – Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Segundo o psiquiatra Jerson Laks, presidente do Comitê Científico do Congresso,  a Doença de Alzheimer é um processo progressivo de declínio cognitivo, afetando também a vida social dos que dela sofrem e de  seus cuidadores e familiares. Para o seu tratamento, é necessário uma série de abordagens para manter ao máximo a independência para atividades de vida diária e também melhorar a qualidade de vida. A comunicação com os pacientes, muitas vezes, precisa ser feita por intermédio de ações e não apenas por palavras, e interpretando corretamente o que os pacientes querem dizer. Para atender a esta necessidade complexa, um casal de palhaços, mergulhados no universo dos anos 30 a 50, visitam idosos com perda de autonomia em Instituições de Longa Duração e hospitais.  Vestidos com « roupas de domingo”, inspiradas em  vedetes de Hollywood  da época, Ângela Sofia e Marc Antoine visitam os residentes, numa abordagem artística e relacional mais próxima dos gostos culturais dos idosos, (repertório musical, danças, filmes, roupas, costumes, boas maneiras e cortesia, etc.). As intervenções buscam, através do lúdico, do imaginário e das lembranças, a individualização dos residentes, encorajando suas capacidades afetivas, sociais e recreativas.

O grupo de atores profissionais  é treinado para se relacionar com pessoas com perdas cognitivas, especialmente Alzheimer, através de atividades teatrais interativas e improvisadas.  O objetivo é a participação ativa do idoso, a partir de como eles são e estão. Uma Bela Visita é um projeto que conta com a experiência canadense já de 15 anos,  criado por Olivier-Hugues Terreault, atualmente no Brasil. 

Durante o Congresso, que terá como tema “ Reinventando o Longo Caminho: Envelhecimento e Longevidade”,  serão debatidos ainda, entre outros temas,  O Idoso e a Sociedade, Nutrição e Atividade Física e  Avanços na Compreensão da Doença de Alzheimer. Maiores informações e inscrições para o congresso pelo site www.aibbrasil2015.com.br