ASSINE
search button

Selfies aumentam procura por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos

Compartilhar

Estudo realizado pela Academia Americana de Cirurgia Facial Plástica e Reconstrutiva (AAFPRS) mostra que um em cada três cirurgiões plásticos americanos perceberam o aumento da procura dos procedimentos estéticos faciais por clientes que se preocupam com a aparência nas redes sociais. “Isso pode explicar o aumento de 10% do número de cirurgias de rinoplastia realizadas nos EUA em 2014, em comparação com o mesmo período de 2013. Além dos procedimentos no nariz, houve o aumento de 7% de transplante de cabelos e 6% em cirurgias da pálpebra”, diz o cirurgião plástico Adilson Laxe Júnior, do Rio de Janeiro.

No Brasil, cerca de 1,5 milhão de cirurgias foram feitas em 2013, de acordo com os dados do ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). Deste total, o procedimento de rinoplastia ocupa a quinta posição do ranking das cirurgias mais procuradas, ficando atrás de mamoplastia de aumento, lipoaspiração, blefaroplastia (cirurgia da pálpebra) e lipoescultura. “Os números mostram que no Brasil o número de procedimentos estéticos na área do rosto e principalmente nariz também aumentaram. Não existe estudo como nos Estados Unidos afirmando ser a selfie a causa deste aumento, mas certamente a vaidade cresceu, inclusive a masculina, e com a facilidade das redes sociais, todos querem – sem trocadilhos – sair bem na foto”, diz o cirurgião, que mês passado realizou mais de cinco rinoplastias.

O cantor Jonathan Guerra, 30, não passa um dia sem postar em suas contas em redes sociais fotos e conteúdos diversos. É assumidamente viciado no Instagram, que usa para divulgar seu trabalho. No último mês consultou-se com um cirurgião a fim de avaliar uma possível cirurgia de nariz, já que não gosta de seu perfil. “Tem gente que acha bobagem e diz que estou muito bem, mas o importante é o que eu acho e estou avaliando a cirurgia”, conta Jonathan.

O caso de Cristina Gonçalves, 53, já é menos evasivo. A comerciante submeteu-se a um clareamento dental a laser (outra febre no caso das selfies) e diz que suas fotos agora ficam radiantes, o que antes com o sorriso apagado não era notado. “Minha aparência mudou muito. Sinto-me mais bonita e tenho o maior prazer em sorrir agora” conta.

O cirurgião dentista Marcelo Lips, da Odontologia Especializada no Leblon, diz que o clareamento a laser é um dos procedimentos mais procurados na clínica e, é claro, devido às redes sociais e à facilidade que todos têm em postar suas fotos e de se exibir para os amigos, cresceu a procura. “Antes do fenômeno selfie, o clareamento já estava em alta. A odontologia hoje é uma verdadeira plástica sem bisturi e dentes brancos fazem parte desta realidade. Agora, com as fotos no Facebook e Instagram, virou questão de estar com tudo em cima. Ninguém admite mais dentes escuros. A ordem é o sorriso dos artistas”, diz Lips.