ASSINE
search button

Mutirão de cirurgias atende pacientes com câncer de pele

Compartilhar

Vítimas de casos graves de câncer de pele, 64 pacientes que aguardavam por cirurgia reparadora na rede pública de saúde do Distrito Federal foram operadas hoje (25) em mutirão idealizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Os pacientes estavam na fila para fazer o procedimento nos hospitais Regional da Asa Norte, Universitário de Brasília e no Hospital das Forças Armadas. Eles passaram por todas as fases que antecedem uma cirurgia. Mais de 20 profissionais se mobilizaram para o mutirão.

Segundo a cirurgiã Rosângela Santini, da SBCP, só em um dos hospitais há uma demanda reprimida de 70 pacientes precisando deste tipo de intervenção. Ela explicou que hoje foram atendidos pacientes que, além de precisarem tirar a lesão cancerígena, tinham que receber enxertos e retalhos para reparação.

Segundo Cláudio Salum, coordenador nacional dos mutirões da SBCP, desde 2010 a entidade tenta mostrar que a cirurgia plástica não é “coisa de rico”, e que pessoas de todas as condições financeiras devem ter acesso a esse tipo de procedimento. Ele informou que foram feitos mutirões em outros estados para reparar orelha de abano, pálpebra e hipertrofia de mama, entre outros.