ASSINE
search button

Primeira astronauta italiana parte neste domingo para o Espaço

Samantha Cristoforetti é também única astronauta do sexo feminino na Europa

Compartilhar

Chegou o dia da partida da primeira mulher astronauta italiana ao espaço. Samantha Cristoforetti deixará a base de Baikonur, no Cazaquistão, às 22h no horário da Itália (cerca de 19h no horário de Brasília).    

Além de ser a primeira mulher astronauta italiana, ela é atualmente a única astronauta do sexo feminino na Europa. Cristoforetti será enviada para a Estação Espacial Internacional a bordo do ônibus espacial russo Soyuz. 

Sua missão, denominada "Futura", é a segunda de longa duração da Agência Espacial Italiana (ASI). A primeira, "Volare", foi iniciado em 2013, com Luca Parmitano. A missão vai durar cerca de seis meses. Para ela, o dia começou muito cedo. O despertador dos astronautas toca às 5 da manhã. 

A agenda de seu último dia na Terra antes da missão incluía atividades de checagem antes de viajar, dar adeus a seus parentes, entre outros rituais habituais que precedem o início deste tipo de viagem.    

Nascida em 1977 em Milão e criada em Malè (Trento), Crisoforetti faz parte da nova geração de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA), para a qual foi selecionada em 2009. Capitã da Força Aérea Italiana, ela se formou em Engenharia Mecânica na Universidade de Mônaco.