ASSINE
search button

Hackers aproveitam Black Friday para aplicar golpes 

Compartilhar

Tradicional nos EUA, a Black Friday - sexta-feira em que as lojas oferecem produtos com bons descontos - acontece no próximo dia 28 também aqui nas lojas do Brasil. A data deve atingir muitos consumidores brasileiros e os e-mails de desconto serão amplamente distribuídos pela internet afora. No entanto, é necessário tomar cuidado: muitos cibercriminosos aproveitam a data para aplicar golpes.

O aviso é da empresa McAfee, integrante da Intel Security. Segundo ela, cibercriminosos tentam obter informações confidenciais através de emails ou mensagens instantâneas que parecem originárias de uma fonte confiável. Portanto, o recomendado é não clicar nos links recebidos por emails.

“Nunca devemos clicar em links de ofertas vindas por spams e emails de ofertas não solicitados, mesmo que pareça confiável. O recomendado é entrar no site oficial da loja para checar se a oferta é verdadeira”, explica Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da McAfee.

Um teste realizado pela McAfee com 30 mil usuários revelou que 80% dos participantes foram enganados por pelo menos uma dentre dez mensagens de phishing. Essa técnica leva usuários a sites fraudulentos ou instalam malwares no computador e em dispositivos móveis. 

Outra dica é desconfiar de ofertas boas demais e de sites mal configurados. Erros gramaticais e imagens em baixa resolução também podem ser associados a golpes. 

Uma atitude importante é sempre checar o endereço dos sites antes de clicar nos links. Isso pode ser feito com o simples passar do cursor do mouse sobre o link.