ASSINE
search button

Mais eficácia na reciclagem de eletroeletrônicos

Pesquisadores buscam novas técnicas para reutilizar cobre de placas de circuito impresso

Compartilhar

Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) estão testando estratégias para recuperar de forma eficiente os metais presentes nas placas de circuito impresso (PCI) – componentes responsáveis pela circulação de sinais elétricos em celulares, computadores, tablets e certos modelos de micro-ondas, geladeiras, brinquedos e carros.

Entre os metais que a equipe busca reciclar está o cobre, de alto valor. O processo escolhido pelo grupo foi o hidrometalúrgico – no qual a extração do cobre se dá por dissolução em meio líquido (a chamada lixiviação) – associado ao emprego de ondas de ultrassom (conhecido por sonoquímica).

“Concluímos que a sonoquímica colabora com as etapas iniciais de fragmentação do material, tornando-o mais fino, e portanto faz com que a lixiviação do cobre fique mais rápida”, disse Denise Crocce Romano Espinosa, professora do Departamento de Engenharia Química da Poli/USP e coordenadora do Estudo de rota hidrometalúrgica para recuperação de metais de placas de circuito impresso lead-free obsoletas, realizado com apoio da FAPESP.

As placas têm em sua composição 30% de cerâmica, 30% de polímeros (plásticos) e 40% de metais. Além do cobre, há outros metais, como níquel, estanho, alumínio, ferro, zinco e mesmo ouro e prata em pequenas concentrações. Embora sejam a fração de maior valor agregado dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, as PCI representam um grande desafio em termos de reciclagem e descarte.

De um lado, há a presença de substâncias tóxicas, como o chumbo. De outro, as técnicas hoje empregadas para reciclá-las esbarram em alto consumo de energia, emissão de gases poluentes e necessidade de dispor de grandes volumes de material.

“No Brasil, não há empresas que recuperem o cobre de placas de circuito impresso. As existentes na Europa misturam hidro e pirometalurgia. Esta última envolve queima ou pirólise, que tem a vantagem de excluir mais facilmente os polímeros, mas consome mais energia, requer muito material para valer a pena e pode ser poluente. Buscamos desenvolver um processo puramente hidrometalúrgico justamente para contornar tais problemas”, afirmou Espinosa.

Outro obstáculo que a equipe da Poli/USP tenta superar é o da logística de coleta. “Com procedimentos baseados apenas na hidrometalurgia, nossa ideia é poder tratar pequenas quantidades de material”, disse a pesquisadora. “Assim, em vez de transportar enormes quantidades de placas a uma única grande empresa, várias menores poderão trabalhar sua reciclagem.”

Os pesquisadores também avaliam o emprego da sonoquímica no aumento da velocidade de lixiviação, o que traria mais eficiência ao processo – as investigações nessa frente contaram com a atuação do aluno de doutorado Denis Massucatto.

Esse é um dos objetivos do Projeto Temático “Estudo de novas tecnologias e rotas de processamento para o tratamento e reciclagem de resíduos sólidos”, em andamento, do qual Espinosa é a pesquisadora principal.

Trajetória de pesquisas

O grupo estuda o aperfeiçoamento da reciclagem dos metais presentes nas PCI há mais de 20 anos, tendo em vista fatores como o aumento do consumo e do descarte dos equipamentos elétricos e eletrônicos; a diminuição da vida útil dos aparelhos e a rápida obsolescência ligada aos avanços tecnológicos; a necessidade de adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010; o esgotamento de minérios ricos para extração de metais e a escassez de tecnologias para seu reaproveitamento.

Diante desse panorama, encontrar alternativas de recuperação para as PCI significa poder ir além da reciclagem de carcaças plásticas e metálicas e da simples exportação das placas para países capazes de recuperá-las. Significa também aproveitar seu potencial comercial e impedir que a toxicidade de certas substâncias contamine o ambiente por descarte inadequado, explicou Espinosa.

Os experimentos têm sido realizados no Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração (Larex), do Departamento de Engenharia Química da Poli/USP.

Para o estudo de rota hidrometalúrgica já concluído, foram usados cerca de 15 quilos de placas, obtidos no Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (Cedir) da USP, criado em 2009 para receber materiais de docentes, alunos e funcionários da universidade. “Por meio dessa parceria, conseguimos lotes de placas iguais, o que ajuda no entendimento dos processos que aplicamos”, contou a pesquisadora.

Outra característica das PCI utilizadas na pesquisa é a ausência de chumbo (lead-free), em concordância com a diretiva europeia conhecida como RoHS (Reduction of Hazardous Substances), que desde 2002 limita a concentração de determinadas substâncias em equipamentos eletroeletrônicos.

Os resultados foram apresentados por pesquisadores do grupo na 28th International Conference on Solid Waste Technology and Management, nos Estados Unidos, e no 14th International Waste Management and Landfill Symposium, na Itália, ambos ocorridos em 2013.

Além de investigar em mais detalhes o emprego da sonoquímica, o grupo seguirá atuando em outras frentes. A aluna de mestrado Monica Maria Jimenez Correa, bolsista da FAPESP, estuda a etapa de purificação, posterior à lixiviação do material coletado, a fim de obter mais eficiência para o produto final.

Já Espinosa está envolvida também em um projeto voltado à reciclagem de índio, metal presente em telas de celulares e televisores LCD e LED. “Oitenta por cento do índio usado em todo o mundo destina-se à fabricação dessas telas. A reciclagem foca apenas em vidros e polímeros, deixando o metal de lado”, afirmou.