ASSINE
search button

"Uma aventura pelo corpo humano" chega a Anápolis

Compartilhar

Como funciona o corpo humano? O que tem dentro do nariz? Que tal manipular modelos de corações e cérebros? Essas e outras questões fazem parte da exposição itinerante do Museu da Vida "Uma aventura pelo corpo humano", cuja inauguração está marcada para amanhã, no Planetário Digital de Anápolis, município com pouco mais de 330 mil habitantes no estado de Goiás. A mostra é indicada para crianças a partir de cinco anos e reúne atividades interativas e lúdicas, como "Por dentro do nariz" e "Haja estômago". A mostra fica em cartaz até janeiro de 2015.

A atividade "Por dentro do nariz" é feita com o visitante de olhos vendados. Ao entrar em um nariz-caverna, ele pode sentir as substâncias em seu interior. Em "Haja estômago", é abordado os temas comida e digestão, a partir do percurso feito pela comida no interior do corpo. Na atividade "Modelando o cérebro", a criança pode customizar um cérebro em miniatura feito com gesso e ainda levá-lo para casa. A mostra faz parte do projeto "Ciência para pequenos curiosos", uma parceria do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj).

Planetário Digital de Anápolis

Com 1.200 m² de área, o Planetário Digital de Anápolis possui três espaços. O primeiro é o Planetário Digital, onde são realizadas projeções digitais e conta com uma cúpula em formato hemisférico de 10 metros de diâmetro com capacidade para até 70 pessoas. O segundo é o Observatório Astronômico. Nele é possível observar os corpos celestes por meio de um conjunto de quatro telescópios. No terceiro espaço, o Planetário 3D, há o espaço de Ciências Afins. Além de atividades de ciências e tecnologia em salas exclusivas para crianças, são realizadas oficinas nas áreas de matemática, química, física, biologia e astronomia, e exibição de filmes e vídeos educacionais e científicos.

Museu da Vida

Um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade. Este é o Museu da Vida, cujo objetivo é informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, por meio de exposições permanentes e itinerantes, com atividades interativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. É vinculado à Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fiocruz. Criado há 15 anos, o Museu da Vida funciona no campus da Fundação, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e visa proporcionar à população a compreensão do processo e dos progressos científicos e de seu impacto no cotidiano, ampliando sua participação em questões ligadas à Saúde e à C&T. Abaixo, o serviço da mostra no Planetário Digital de Anápolis:

Visitação - de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h (grupos de estudantes), e de quarta-feira a sábado, das 18h às 22 horas (visitação livre). Telefone para agendamento: (62) 3902-2728

Local: Planetário Digital de Anápolis - Praça Augusto César Miranda de Alencar, s/nº - Av.: Jamel Cecílio - bairro JK Nova Capital.