ASSINE
search button

Médico é colocado em quarentena no Vale d'Aosta

Compartilhar

Um médico italiano, que trabalhou pela organização Emergency, em Serra Leoa no último mês, foi colocado em quarentena domiciliar de 21 dias, nesta sexta-feira (31), na cidade de Quart, região do Vale d'Aosta, norte da Itália. A medida, segundo o Serviço Sanitário Nacional (USL), faz parte do procedimento de prevenção do vírus ebola no país.

"Acho um pouco excessivo", afirmou o médico, que chegou nesta quinta-feira a Itália, pelo aeroporto de Malpensa, em Milão. Ele usou um trem para chegar à sua cidade.    "Há rios de pessoas que retornaram para a Itália e isso só aconteceu comigo", criticou o médico. Nesta quinta-feira, a presidente da Emergency, Cecilia Strada, já havia pedido mais respeito aos profissionais de saúde que retornam aos seus países, após trabalho nas nações africanas que sofrem com o ebola.

A quarentena domiciliar foi determinada pelo prefeito de Quart, Giovanni Barocco. Ela prevê que o médico escolha um dos apartamentos que a família possui na cidade. Segundo a USL, o médico entrou na Itália com risco intermediário de contágio.

Enfermeira de bicicleta

A enfermeira norte-americana Kaci Hickox desafiou mais uma vez, a quarentena imposta pelo governo do Maine, nos Estados Unidos, após retornar do oeste africano.

Após ameaçar processar o Estado por forçá-la a ficar em casa, ela saiu para andar de bicicleta, nesta quinta-feira (30), ao lado do namorado. Autoridades de saúde do Maine querem que a enfermeira permaneça isolada em casa até o próximo dia 10. Na última semana, ao chegar nos EUA, Kaci realizou testes em Nova Jersey, que não detectaram presença do ebola em seu organismo.

MSF critica quarentena forçada

A organização Médicos em Fronteiras (MsF), que está na linha de frente no combate ao ebola, na África, fez alerta sobre a prática de quarentenas forçadas, que têm causado polêmica, principalmente nos EUA, após imbróglio envolvendo a enfermeira Kaci Hickox. Segundo o MsF, o monitoramente diligente de profissionais que retornam de países afetados é preferível ao isolamento imposto.

Segundo Sophie Delaunay, diretora da MsF nos EUA, as internações forçadas podem desmotivar a ida de novos médicos aos países que sofrem com o vírus.

"É muito provável que qualquer regulação que não esteja baseada em premissas médicas científicas, que envolva o isolamento de agentes humanitários saudáveis, sirva para desmotivar outros profissionais a combaterem a epidemia em sua origem", disse Sophie.