ASSINE
search button

Governo quer vacinar 150 milhões de cabeças de gado contra febre aftosa

Compartilhar

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dá início amanhã (1°) à segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. A primeira ocorreu no semestre passado, e atingiu 97,55% do rebanho de bovinos e bubalinos no país. No final de 2013, o rebanho somava 212,4 milhões de cabeças. A vacinação é feita pelas superintendências federais do ministério em parceria com os serviços veterinários estaduais.

Neste semestre a meta é vacinar 150 milhões de cabeças. Os estados promovem a vacinação de acordo com um cronograma. Em alguns deles, a imunização não abrangerá todo o rebanho. É o caso de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais; do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, de Sergipe e do Distrito Federal, onde só será vacinado o gado com menos de 24 meses.

Segundo o Ministério da Agricultura, os animais jovens são mais suscetíveis à doença por terem recebido menos vacinas do que os mais velhos. Por isso, são vacinados duas vezes ao ano em períodos destinados especificamente a eles. Os estados se revezam para garantir a imunização.

Nos demais estados, a imunização será geral. A fase que começa neste sábado abrange a maior parte do território nacional. As exceções são Roraima, Rondônia e o Amapá, que iniciaram a campanha em outubro e dão continuidade ao processo. No Amapá, onde algumas localidades são de difícil acesso, só há uma vacinação anual. Santa Catarina, único estado brasileiro reconhecido como livre de aftosa, não integra o calendário de vacinação.