ASSINE
search button

Inca e Sebrae oferecem aulas de empreendedorismo para pacientes

Compartilhar

Acompanhantes e pacientes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, participaram, durante seis dias, de aulas gratuitas de empreendedorismo, resultado de uma parceria da Área de Ações Voluntárias do Instituto Nacional de Câncer (Incavoluntário) e o Sebrae.  A supervisora do Incavoluntário, Angélica Nasser, disse que os 25 alunos do curso já participavam de alguma atividade empreendedora e de ações promovidas pelo Incavoluntário, que oferece cursos, como de artesanato, na unidade para as famílias e pacientes que frequentam o instituto.

Angélica explicou que embora as atividades de artesanato tenham sido criadas originalmente para entreter e integrar pacientes e acompanhantes, o uso do artesanato por alguns alunos como fonte de renda foi uma boa surpresa, já que a maioria dos participantes tem renda familiar até três salários mínimos.

"Muitos já faziam e vendiam artesanato para ajudar em casa, e percebemos que enfrentavam algumas dificuldades no gerenciamento do negócio, como, por exemplo, calcular o custo, como ter lucro, e, por isso, pensamos em fazer esse curso e procuramos o Sebrae para essa parceria”, disse ao adiantar que estão previstos novos encontros para o ano que vem a fim de aprofundar temas e assuntos que despertaram mais interesse nos alunos.

Durante o curso, foi abordado temas como mercadologia, estratégias de venda, de marketing, conceitos básicos de finanças,  formação de preço, entre outros. Hoje (29), no encerramento, os participantes elaboraram um plano de negócios e alguns informaram que já estão aplicando conhecimentos adquiridos durante as oficinas no dia a dia.

Um das alunas, a paciente Maria Izabel Ramos, de 62 anos, começou a fazer trabalhos manuais no Inca logo depois de iniciar o tratamento de câncer de mama há três anos. Aprendeu a fazer cachecóis, pintar panos de prato e criar artesanato com materiais recicláveis. O curso de empreendedorismo foi útil para Maria Izabel. Ela, agora, pretende abrir uma pequena loja no bairro onde mora em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. “O curso foi maravilhoso, muito útil. Agora quero me preparar o mais rápido possível para ter meu próprio negócio”, disse.