ASSINE
search button

Hospital de Niterói realiza cirurgia ortopédica inédita no Rio

Compartilhar

O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), antigo HCN, realizou, recentemente, um procedimento ortopédico inédito no Rio de Janeiro. Trata-se de uma cirurgia para revisão de artroplastia total de joelho, que ocorreu por causa da falta do ligamento colateral de uma paciente.  Devido à instabilidade, ela já não conseguia andar.

O diferencial dessa operação consiste na utilização de uma nova prótese de joelho que substitui o ligamento,  resolvendo  o  problema  de  instabilidade e  permitindo  que  a  paciente  volte  a  andar. A cirurgia beneficiou uma idosa de 82 anos.  Antes de estar disponível no Brasil, os pacientes com instabilidade  na  prótese  por  lesões ligamentares não tinham opção de tratamento, dessa forma perdiam a mobilidade e a qualidade de vida.

Quem liderou a equipe de cinco médicos foi o cirurgião ortopédico José Paulo Gabbi, com a participação do médico Naasson  Cavanellas,  chefe do Grupo  de Cirurgia do Joelho do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

Segundo José Paulo Gabbi, essa alternativa da prótese de revisão permite que a troca para pacientes com desgaste ou instabilidade seja feita com muito mais segurança. "A paciente operada já está andando e passa muito bem", conta.