ASSINE
search button

Fórum do Senac RJ debate tecnologia e inovação na educação

Compartilhar

De olho nas tendências tecnológicas que podem auxiliar no aprendizado, o Senac RJ realiza o IV Fórum de Gestão Educacional que, neste anotem como tema “Tecnologia Educacional e Inovação: aprendendo em todos os lugares e em todos os momentos”. O evento será realizado no dia 24 no auditório do Senac RJ, localizado na Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo. Voltado para gestores da área de Educação, o Fórum tem entrada franca. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/1tiIHvn.

O encontro pretende refletir sobre a rapidez com que o desenvolvimento tecnológico tem impactado a área de educação e a necessidade de que alunos e professores trabalhem conjuntamente para expandir o conhecimento utilizando novas ferramentas para aprimorar e atualizar os conteúdos pedagógicos e as práticas docentes.

Para levantar o debate sobre a importância da busca por uma formação inovadora e que agregue cada vez mais as tecnologias nos seus processos e atividades, o Senac RJ convidou educadores e especialistas renomados. Um destaque é a participação do doutor em Comunicação e professor de novas tecnologias na Escola de Comunicação e Artes da USP, José Manuel Moran, que vai ministrar palestra sobre o “Uso das Tecnologias Educacionais no ambiente escolar”.

“O IV Fórum é mais uma oportunidade de reunir pessoas da área de Educação do Estado do Rio de Janeiro com objetivo de compartilhar conhecimentos e ouvir o que há de mais atual em tecnologia educacional. O Senac RJ busca, com isso, oferecer uma formação inovadora e que agregue cada vez mais as tecnologias nos processos e atividades educacionais”, afirma Simone Xinaida, Gerente de Educação Corporativa e Sustentabilidade do Senac RJ.

A programação também inclui palestra sobre “Inovação em Educação”, que será ministrada por profissionais da Fundação Lemann e da start up Geekie. Já o painel mediado pela diretora da DDG Educação & Consultoria, Débora Dias Gomes, discute a “A importância da Inovação na Comunidade Escolar”. Durante o encontro, também serão ministradas oficinas de Desenho Instrucional e Elaboração de Material Didático.

 

Feira de Tecnologia

Em paralelo à programação do Fórum, será realizada a Feira “Você é o que você compartilha: Inovação e Excelência na Educação”, com exposição de exemplo práticos do uso da tecnologia na Educação. Entre os expositores, o evento contará com estande de jogos pedagógicos para Educação Infantil e Ensino Fundamental, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com conteúdos cujo objetivo é estimular a aprendizagem sem perder a magia e o encantamento do ldico.

Um estande que promete chamar atenção contará com um robô que interagirá com o público. Desenvolvido pela equipe do Laboratório de Estruturas (LabEst) COPPE UFRJ - Ciências Matemáticas e da Terra – UFRJ, o robô tem o objetivo de ser uma porta de auxílio ao ensino de ciências e incentivar crianças e jovens a despertar para as tecnologias de forma envolvente, incentiva a iniciação tecnológica nas novas gerações.

Com transmissão simultânea pela internet, o Fórum é uma iniciativa do Senac RJ, através da Superintendência de Produtos, com a Gerência de Produtos de Educação Corporativa e Sustentabilidade.

 

Gestão Educacional 

O Senac RJ oferece diversos cursos voltados para profissionais da área de gestão educacional, nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EAD).

Entre eles, estão os cursos de Extensão em “Psicomotricidade”, “Educação Infantil” e “Práticas Pedagógicas” e os programas de capacitação em “Agente de Desenvolvimento”, “Agente de Projetos Sociais”, “Contador de Histórias”, “Cuidador Infantil” e “Recreador”. Em 2015, o Senac RJ também  oferece o MBA em Educação Corporativa.