ASSINE
search button

Primavera começa com temperaturas mais elevadas por causa do El Niño

Compartilhar

A primavera, estação do ano na qual se inicia o período das temperaturas em elevação no país, começa oficialmente nesta segunda-feira (21), às 23h29, e vai até o dia 21 de dezembro. O aumento da temperatura também ocorre com a possível chegada do fenômeno El Niño, que é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico.

Para a pesquisadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal, essa possível chegada do El Niño é um condição normal para que ocorra aumento gradual da temperatura. "A iminência do fenômeno El Niño é uma condição normal para o aumento gradativo da temperatura. Esta é uma época de bastante umidade relativa [do ar] ao longo dos dias e pode trazer um pouco mais de chuva", disse.

O El Niño deste ano deve ser fraco a moderado, segundo ela, pois no Brasil ocorre uma diferença quando se trata das chuvas da época. A meteorologista disse que a frequência das chuvas é maior na Região Sul, e ocorre menos chuva na Região Nordeste, enquanto nas demais regiões a pluviometria é mais indeterminada.

Marlene lembra que nos primeiros dias da primavera é normal termos condições de tempo parecidas com o inverno. "No início, vamos ter condições de tempo lembrando um pouco o inverno, com massas de ar atingindo o Rio de Janeiro e causando quedas bruscas na temperatura. No decorrer da estação teremos clima mais típico de verão, com chuvas no fim da tarde", disse a meteorologista.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a tendência é de temperaturas um pouco mais altas, de acordo com os mapas do Inmet. A média para o mês de outubro fica entre 29° e 30º Celsius (°C) no Rio de Janeiro, e vai aumentando nos próximos meses, chegando a 32º e 33º. Já em relação às chuvas, o acúmulo e o índice serão maiores a partir de outubro, porém não devem suprir a quantidade necessária de água nos reservatórios do Sudeste.

As características da primavera deste ano não representam motivos de preocupação, no entender de Marlene. A meteorologista avaliou que "para quem mora no Rio, as chuvas e o aumento da temperatura não prejudicam. Estamos monitorando as frentes frias e as áreas de instabilidade, mas ainda não temos nada, no momento, com previsão para chuvas fortes".

A primavera é a estação marcada pelo reflorescimento da flora, que costuma trazer chuvas fortes, com clima quente durante o dia e fresco à noite. Como os dias são mais longos que as noites, algumas regiões mais ao Sul do país adotam, por determinação do governo federal, o horário de verão, adiantando o relógio em uma hora. Este ano, o horário brasileiro de verão começa à meia-noite do dia 19 de outubro e vai até dia 15 de fevereiro de 2015.