ASSINE
search button

Doação de órgãos: 1.025 transplantes e 195 captações foram realizados em 2014

Na Semana Nacional da Doação de Órgãos, Rio comemora aumento no número de cirurgias

Compartilhar

Desde o início deste ano, 195 captações e 1.025 transplantes de órgãos e tecidos no já foram realizados no Rio de Janeiro e nos últimos três anos, o Rio aumentou em 50% a quantidade dos transplantes de órgãos e 300% a de tecidos. A partir desta segunda-feira (22) tem início a Semana Nacional da Doação de Órgãos e a Secretaria de Estado de Saúde irá promover uma série de ações para ressaltar a importância da doação na vida dos milhares de pacientes que se encontram atualmente à espera de um transplante.

De acordo com o Programa Estadual de Transplantes (PET), as unidades que mais captaram órgãos nos últimos dois anos foram os hospitais estaduais Adão Pereira Nunes, Getúlio Vargas e Alberto Torres. Já os hospitais que mais fizeram transplantes no período foram o Hospital São Francisco de Assis – onde funciona o Centro Estadual de Transplantes – com maior volume de cirurgias de doadores falecidos, e o Hospital Adventista Silvestre, que realizou mais procedimentos com doadores vivos.

De acordo com Rodrigo Sarlo, coordenador do Programa Estadual de Transplantes, ainda é muito importante trabalhar levando a informação correta à população. “Hoje, cerca de 50% das famílias de pacientes com morte encefálica não autorizam a doação de órgãos. E é muito importante esclarecer que o que impulsiona o número de transplantes e a melhoria dos serviços é o ato de doar”, conta.

O PET foi criado em 2010 e permitiu uma melhor estruturação de todo o processo de transplantes no Rio. Desde sua criação, o estado saiu da lanterna do ranking nacional se tornou atualmente o segundo estado em números absolutos de doações. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Estado de Saúde fez parcerias para a criação de dois bancos de olhos e inaugurou o Centro Estadual de Transplantes e o Hospital Estadual da Criança, responsável por realizar procedimentos infantis. Também neste período, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu também foi capacitado para a realização de transplantes de tecido músculo esquelético.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde, a fila de pessoas que esperam por um transplante de órgãos recuou de 7.580 para 2.369 em seis anos – uma redução de cerca de 70%. As filas que tiveram diminuição mais expressiva foram as de fígado, rim e córnea, que reduziram 73%, 70% e 65%, respectivamente.

Semana nacional da doação de órgãos

A partir desta segunda-feira (22) e até a próxima sexta (26) os hospitais estaduais recordistas em transplantes irão realizar atividades relacionadas com a questão dos transplantes. O Hospital Estadual Alberto Torres, por exemplo, fará um culto ecumênico seguido de palestra na manhã do dia 25. Os Hospitais Estaduais Adão Pereira Nunes e Getúlio Vargas realizarão café da manhã com mesas redondas, palestras, cursos e encontro de famílias doadoras e receptoras durante a semana. 

No Hospital Estadual Adão Pereira Nunes irá acontecer no dia 25 o primeiro encontro médico-jurídico sobre doação de órgãos. Para a enfermeira Fernanda Franco Teruel, da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos, tecidos e transplantes (Cihdott) o evento é muito importante dentro da comunidade médica por ainda existir muita dúvida na abertura do protocolo de morte encefálica. “Às vezes, perdem-se doações por conta de dúvidas, então vamos levantar questões pensando em melhorar com isso todo o processo de doação. Nesse encontro, então, serão levantadas perguntas pertinentes às dúvidas que os médicos têm e virá um juiz para responder essas questões, junto ao pessoal da Central de Transplantes”, explica.

Fernanda acredita que o hospital se destacou no número de transplantes por conta de uma maior conscientização da população, de um aumento do quadro de profissionais e da capacitação realizada pela Central de Transplantes. Mas, para a enfermeira, ainda falta informar mais a população. “Ainda tem muito a melhorar, é preciso que a mídia fale mais sobre a doação de órgãos durante todo o ano, não só na Semana Nacional da Doação de Órgãos. Tem que haver um incentivo maior”, aponta.

Missa, palestras e festa para crianças

As atividades da Semana Nacional da Doação de Órgãos acontecem também em outros hospitais. No dia 24, uma missa será celebrada pelo cardeal Dom Orani Tempesta no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, onde fica o Centro Estadual de Transplantes. A solenidade, aberta ao público, será em homenagem aos doadores e aos pacientes transplantados. Entre os dias 22 e 25, o Hospital Estadual da Criança também terá atividades especiais e o tema da campanha pela doação na unidade será “Amor que não se mede”. De segunda a quarta, haverá palestras sobre a questão da doação de órgãos e no dia 25, haverá uma festa para as crianças tratadas na unidade.

*Do programa de estágio do JB