Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

OMS diz que 1 pessoa comete suicídio a cada 40 segundos

Entidade ligada à ONU fez apelo por medidas de prevenção

Agência ANSA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma pesquisa nesta quinta-feira (4), a qual aponta que uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos no mundo. O dado faz com que este problema seja considerado uma epidemia de proporções globais, provocando a morte de mais de 800 mil pessoas por ano. O relatório é o primeiro elaborado pela entidade ligada às Nações Unidas e reúne dados de pesquisas dos últimos 10 anos. O documento foi publicado por ocasião do Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, marcado para 10 e 11 de setembro.

    Cerca de 75% das pessoas que tiram a própria vida vivem em países emergentes ou de baixa renda. A Índia lidera o ranking, com 258 mil casos por ano, seguida pela China, com 120 mil, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia, Paquistão e Brasil. Em análise proporcional, a Guiana aparece com a maior incidência de suicidas, com 44 casos para cada 100 mil habitantes. Depois, vem Coreia do Norte, com 38,5 casos.

    Envenenamento, enforcamento e armas de fogo são os métodos mais usados para suicídio, de acordo com a OMS. Pessoas com idade superior aos 70 anos também são mais propensas a se matarem. Porém, o suicídio ainda é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. A OMS fez um apelo para que as autoridades adotem medidas em seus países, já que apenas 28 nações possuem estratégias nacionais para prevenção de suicídio. O objetivo da entidade é reduzir em 10% o incide de suicídio até 2020. (ANSA)

Tags: morte, Mundo, Organização, prevenção, SAÚDE, suicidio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.