Jornal do Brasil

Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Caixa de papelão vira mochila e mesa na Índia

ONG propõe solução econômica, criativa e ecológica para falta de estrutura em escolas rurais do país

Porvir

Uma ONG indiana chamada Aarambh encontrou em caixas papelão usadas uma solução criativa para minimizar o problema de falta de estrutura que muitas das escolas rurais do país enfrenta. Grande parte dessas escolas não possui carteiras e os alunos têm que sentar no chão para assistir às aulas. Isso traz consequências negativas para o desempenho deles, que acabam desenvolvendo problemas físicos relacionados a má postura e também dificulta o treino da caligrafia.

Um grupo de designers se reuniu para pensar como poderiam melhorar a vida desses estudantes, lhes provendo de instalações básicas que aumentassem o conforto e consequentemente impactassem o aprendizado. E tudo isso de uma maneira economicamente viável.

Aqui entram as caixas de papelão usadas, que são coletadas em postos de reciclagem e depois de recortadas com um molde específico se transformam em mesas portáteis e também em mochilas, quando fechadas. O projeto foi nomeado de Help Desk. E tudo isso por cerca de 20 centavos de dólar.

Assista o vídeo, em inglês, para entender melhor como funciona: 

O Help Desk foi distribuído em escolas da zona rural de Maharashtra e voluntários da ONG já estão pensando em como melhorar a mesa/mochila para que seja impermeável e para que não se deteriore rapidamente com o tempo.

Tags: confortável, ecológico, econômico, help desk, reciclagem, util

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.