Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Vinho ajuda coração se combinado com atividade física

Agência ANSA

Os benefícios que o consumo moderado de vinho pode trazer ao coração só se confirmam nas pessoas que o associam a exercícios físicos, revela um estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC, na sigla em inglês) realizado em Barcelona entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. Apenas quem associa o consumo de vinho com atividade física apresenta uma melhora nos níveis de colesterol, revela a pesquisa.

    O estudo foi realizado com 146 pessoas com risco cardiovascular de leve a moderado, destas, metade tomaram por um ano uma taça de vinho branco cinco vezes por semana, já a outra metade tomou vinho tinto nas mesmas proporções e respondia um questionário periódico sobre exercício físico.

    No final da pesquisa em nenhum grupo se registrou um aumento do colesterol bom, nos dois grupos caiu levemente o ruim, e só no grupo dos que consumiram vinho tinto houve uma diminuição do colesterol total.

    Milos Taborsky, cardiologista da University Hospital de Olomouc, na República Tcheca explicou os resultados do estudo.

    "O principal indicador do efeito protetor sobre o coração é o aumento do colesterol HDL, aquele considerado bom, neste sentido podemos concluir que nem o vinho branco e nem o tinto têm influência", explicou Taborsky.

    "O único resultado positivo neste sentido ocorreu como grupo de pacientes que fazia mais exercício físico pelo menos duas vezes por semana. Neste grupo o colesterol bom aumentou e o ruim e o total diminuíram", afirmou ele.(ANSA)

Tags: bebida, colesterol, exercício, SAÚDE, Vinho

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.