ASSINE
search button

Município mineiro de Simonésia recebe Museu de ciência itinerante da Fiocruz

Compartilhar

Nos próximos dias, moradores de Simonésia, município criado em 1943 em Minas Gerais, podem participar das atrações do projeto Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos. São atividades interativas, gratuitas, que prometem divertir e promover a divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, integrando-se também à programação da IV Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos - IV MOSIT, iniciativa do Instituto Pagus em parceria com a prefeitura local. 

Em 2011, o caminhão da ciência já tinha levado ao evento módulos como o girotec, a bicicleta geradora, a pilha humana e as mostras Energia e Mini-Darwin, além dos tubos musicais. Na ocasião, quase 2,7 mil dos 18 mil habitantes da cidade foram conferir o projeto coordenado pelo Museu da Vida.

Com mais de 70 cidades visitadas em oito anos, e cerca de 100 viagens realizadas, beneficiando público estimado em 640 mil pessoas em municípios dos estados da região sudeste, o museu itinerante da Fiocruz apresenta os módulos interativos no Salão da Ciência de Simonésia.

Com a proposta de promover a divulgação científica e da saúde, buscando aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, o projeto aborda temas como a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente.

A iniciativa foi aprovada pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) e conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM, além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Entre as novidades da viagem, está o jogo das vacinas - desenvolvido sobre uma lona de 20 m², com cartas, dado gigante e marcador de tempo -, que comporta quatro grupos de jogadores. Os participantes se divertem e ainda podem conhecer características do universo microbiológico, bem como entender a importância das vacinas na prevenção de doenças causadas por micro-organismos, como vírus e bactérias.

Serviço

Projeto "Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos"

Evento: IV Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos - IV MOSIT

Data: 4 e 5 de setembro. Visitação: das 8h às 17h.

Local: Salão da Ciência - Rua Monsenhor José Paulo Araújo - Simonésia (MG).