Água-viva imortal pode guardar segredo da vida eterna

Por muitos séculos, o ser humano busca a fonte de vida eterna, o elixir da juventude, algo que o transforme em imortal. Mas, pode ser que estejamos muito próximo de uma descoberta que mudaria o rumo da história: é no que acredita o biólogo, professor no Laboratório de Biologia Marítima Seto – da Universidade Kyoto, no Japão. As informações são da CNN.

Segundo Shin Kubota, uma espécie de água-viva encontrada no mar ao sul do Japão é imortal. O professor diz que descobriu o poder de rejuvenescimento em uma das espécies quando encontrou uma água-viva cheia de espinhos em seu corpo e, ao retirá-los, percebeu que as possíveis feridas na epiderme regeneraram e o cnidário rejuvenesceu.

“Elas não morrem, rejuvenescem. As águas-vivas podem ser a chave para o rejuvenescimento, tendo isso em seu sistema”, disse.

Quando uma água-viva adulta é ferida, vai para o fundo do oceano. A partir daí, volta ao seu estado infantil, conhecido como um pólipo. Em seguida, o pólipo se torna uma nova medusa, permitindo que a água-viva entre um estado infantil para um adulto em cerca de dois meses.

Kubota repetiu a experiência de rejuvenescimento por 12 vezes e, em todas, a água-viva rejuvenesceu. Mas ainda há muitas perguntas sem respostas e não se sabe se, um dia, o ser humano poderá aprender o "segredo" da juventude eterna com esses cnidários. “Quero acreditar que esse segredo possa ser usado por humanos, porque, geneticamente, não somos muito diferentes das águas-vivas”, afirmou à CNN.