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Empresas apostam no mercado de alimentação saudável

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O mercado de alimentação saudável no Brasil deve ultrapassar R$ 40 bilhões em 2014, segundo projeção feita pela consultoria Euromotor. Isso significa que o crescimento triplicou nos últimos dez anos. Segundo a mesma pesquisa, as vendas globais de alimentos sem glúten, por exemplo, aumentaram 75% entre 2008 e 2013 Empreendedores resolveram investir nesse ramo e são a prova do potencial desse mercado.

A empresária Paula Cruz percebeu que necessidade pode virar um negócio lucrativo. "Durante anos precisei controlar o consumo de lactose. Sempre encontrava dificuldade na busca por alimentos adequados para essa minha necessidade. Com o nascimento da minha filha, que é alérgica a proteína do leite, o meu desafio ficou ainda maior", comenta Paula.

Para atender a esse perfil de consumidor, os empresários Daniel Walfrid e Julia Maciel se juntaram a Paula e criaram o Clube do Zero. A empresa, pioneira no país, é especializada em entregar três opções de kits: zero açúcar, zero glúten e zero lactose para pessoas com restrição alimentar e demais interessados. 

Ao arcar com uma quantia mensal, o assinante recebe em sua casa, mensalmente, uma cesta de 8 a 12 alimentos que se encaixam perfeitamente em sua dieta. São bolos, biscoitos, barrinha, snacks, massas, farinhas, doces, sucos, chás, bebidas especiais, vitaminas, complementos e tudo que for novidade no universo das dietas restritivas, entre outros itens selecionados com rigoroso critério de qualidade pela equipe da startup. Com distribuição para todo Brasil, o Clube do Zero oferece frete gratuito para região Sul e Sudeste. 

O Clube do Zero está no mercado desde maio deste ano e apresenta números promissores. No último mês o faturamento aumentou 84%. A startup está presente em 22 estados e no Distrito Federal, já fechou parceria com mais de 50 marcas de destaque no mercado, o que permitiu enviar mais de cem produtos diferentes, oferecendo diversas opções de cardápio para o assinante.

A gaúcha Isadora Bressiani também investiu pesado para oferecer produtos alimentícios saudáveis. Há um ano, Isadora saiu do emprego estável em Londres e, em busca de novos desafios profissionais e motivada pelo nascimento da filha, voltou para o Sul, com o marido, o sueco Anders Hoji. Juntos abriram a Andora Alimentos e montaram a linha "On the Go" de sobremesas de frutas 100% naturais, importadas da Itália, com capital inicial de R$ 600 mil, depois de pesquisar arduamente os melhores fornecedores do mercado. Esse estilo de sobremesa já é sucesso nos Estados Unidos e Europa. Isadora e Anders viram o potencial de sucesso do segmento no Brasil. "On the Go" significa, traduzindo livremente, "em movimento", caracterizando a proposta de praticidade da marca. Os produtos são 100% integrais, zero adição de açúcar, sem conservantes e gordura, além de zero lactose e glúten.

"Oferecemos frutas em forma de sobremesas, lavadas, descascadas e prontinhas para serem consumidas. Não podia ser mais fácil", explica Isadora. 

No início, a empresa oferecia apenas dois sabores, tinha dois funcionários e distribuía apenas para Porto Alegre e Novo Hamburgo. Hoje, são cinco sabores diferentes e o faturamento aumentou em 160%. E a "On the Go" comemora ainda a chegada dos produtos no mercado paulista em agosto. Agora a sobremesa natural está presente nas grandes cidades de mais seis estados, além de São Paulo e Rio Grande do Sul: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Tocantins. A previsão é vender 55 mil unidades no próximo trimestre.

Saudável sem ser chato é a ideia da empresa carioca HZN, que resolveu se especializar em biscoitos doces e desenvolveu a linha Aruba. Feitos de farinha de arroz e de feijão branco, os biscoitos são zero lactose, glúten e livres de aromatizantes e conservantes. São seis sabores: chocolate, amendoim, limão, coco, maracujá e banana com canela. "um dos nossos diferenciais é que não usamos nenhum aromatizante. Nossas receitas contém frutas mesmo, amendoim e chocolate em pó. O nosso produto é feito para quem curte alimentos saborosos e não abre mão de um estilo de vida saudável", explica Alexandre Cunha, diretor comercial e de marketing da marca.