Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Vacinação contra hepatite A começa nesta segunda no Rio 

Portal Terra

O governo do Rio de Janeiro começa na próxima segunda-feira a aplicar a vacina contra a hepatite A em crianças menores de dois anos em todo o Estado. A vacina entrou neste ano para o calendário oficial de imunização do Ministério da Saúde e estará disponível nos postos de saúde de todos os municípios fluminenses, informou o governou.

A vacina é aplicada por meio de injeção. A única contraindicação é apenas a hipersensibilidade da criança a qualquer componente da fórmula.

A expectativa do governo é que 95% das crianças que tenham até dois anos sejam imunizadas. Com esta nova dose, passam para 14 as vacinas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a produção nacional da vacina, o custo da ampola sai a R$ 19,85, o que provocará um custo anual de R$ 111 milhões. 

Segundo o cronograma do Ministério da Saúde, neste mês também devem começar as aplicações da vacina nos Estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins.

A hepatite A é uma doença contagiosa causada pelo vírus A (VHA). Também conhecida como hepatite infecciosa, a transmissão do vírus ocorre pela via fecal-oral, sendo as fezes a via básica de contaminação da água, de alimentos e de tudo o que possa ser infectante por via oral. Os sintomas mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes clara.

Tags: campanha, Governo, menores, Rio, vacinação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.