Jornal do Brasil

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

1ª vítima do Ebola seria um bebê africano de 2 anos

Especialistas reconstruíram o avanço da epidemia do vírus

Agência ANSA

Um bebê de dois anos morto no último dia 6 de dezembro em Guéckédou, na Guiné, perto da tríplice fronteira com Serra Leoa e Libéria, seria o "paciente zero" da epidemia do vírus Ebola que atinge a África Ocidental, segundo o jornal "The New York Times".

    Uma equipe de especialistas citada pelo periódico realizou uma reconstrução dos casos da doença para ver como ela avançou. Eles descobriram que a mãe dessa criança morreu uma semana depois do filho e que logo depois faleceram a avó e a irmã de três anos da primeira vítima. Todos apresentaram febre, vômito e diarreia, alguns dos principais sintomas do Ebola.

    Em seguida, duas pessoas que foram ao funeral da avó levaram o vírus para seus vilarejos, e um enfermeiro o carregou para sua cidade, e assim sucessivamente. Quando a epidemia foi reconhecida, em março, dezenas de indivíduos já haviam morrido na Guiné, e casos suspeitos tinham sido registrados em Serra Leoa e na Libéria.

    Segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), que compilou dados até 6 de agosto, a epidemia fez 959 vítimas nesses três países e duas na Nigéria. Além disso, já foram registrados 1.779 casos de contaminação. (ANSA)

Tags: áfrica, ebola, morte, SAÚDE, vírus

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.