Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Vacina contra vírus Ebola pode ficar pronta em 2015

Agência ANSA

O diretor do departamento de imunização da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jean-Marie Okwo Bélé, afirmou neste sábado (9) que uma vacina preventiva contra o vírus Ebola pode ficar pronta em 2015. A declaração foi dada à rádio francesa RFI.

>>Rio traça plano de contingência contra o vírus Ebola

>>Letalidade no Brasil seria alta se ebola entrasse no país, diz infectologista

>>Governo descarta risco de Ebola, mas eleva alerta 

>>Brasileiros com ebola poderão ser tratados no país

Segundo o especialista, dentro de um mês devem começar os testes do novo medicamento, que está sendo desenvolvido pela multinacional britânica GSK. "O nosso objetivo é iniciar em setembro, primeiro nos Estados Unidos e depois em um país africano, já que é ali que temos os casos. Até o final do ano, poderemos ter os resultados, e tratando-se de uma urgência, podemos acelerar para ter a vacina à disposição ao longo de 2015", explicou.

Na próxima segunda-feira (11), um comitê da OMS formado por estudiosos de bioética e medicina se reunirá para discutir a utilização de remédios ainda em fase experimental para enfrentar a doença, como ocorreu no caso de um cidadão norte-americano infectado pelo vírus.

De acordo com Bélé, a vacina da GSK já foi testada com sucesso em animais. Segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde, que compilou dados até 6 de agosto, a epidemia já deixou 961 mortos. Os países atingidos até aqui são Guiné (367), Serra Leoa (298), Libéria (294) e Nigéria (2), todos na África Ocidental. Além disso, já foram registrados 1.779 casos. (ANSA)

Tags: áfrica, ebola, morte, SAÚDE, vírus

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.