Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Brasil conquista 24 medalhas em mundial de Matemática

Competição na Bulgária teve participantes de 73 universidades

Fapesp

O Brasil conquistou 24 medalhas – duas de ouro, 12 de prata e 10 de bronze – na 21ª edição da Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), realizada de 29 de julho a 4 de agosto, em Blagoevgrad, na Bulgária.

O evento, organizado pelo University College London em parceria com a American University in Bulgaria, é uma das maiores competições de estudantes universitários do mundo. A edição deste ano teve 324 participantes de 73 universidades de vários países.

A delegação brasileira contou com representantes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Os brasileiros que conquistaram medalha de ouro foram Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, do ITA, e André Macieira Braga, da UFMG, com 69 pontos cada, ficando na 36ª posição na classificação individual.

As avaliações da competição foram respondidas em inglês e contemplaram problemas de álgebra, análise real e complexa, geometria e combinatória.

Mais informações em www.imc-math.org.uk

Tags: competição, delegação brasileira, estudantes universitários, FGV, imc, ime, ITA, puc-rio, ufc, ufmg, ufrgs, unicamp

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.