Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Segredo da felicidade está em DNA da Dinamarca

Agência ANSA

O segredo da felicidade se esconde no DNA dos dinamarqueses, revela um estudo de Eugenio Proto da Universidade de Warwick, divulgado nesta sexta-feira (18). A população que apresenta um código genético mais parecido com o da Dinamarca apresenta maior nível de felicidade e de satisfação.

A Dinamarca é o país no qual as pessoas são mais felizes com uma pontuação média de satisfação de vida de 7,69 sobre 10, revelam os dados da pesquisa "World Happiness Report 2013".    Proto se baseou em pesquisas com 131 países do mundo para ver as "classificações" da felicidade em várias nações.

A Dinamarca, assim como a Holanda, sempre lidera as listas. A Grã-Bretanha e os Estados Unidos (EUA) aparecem muito abaixo nas classificações, assim como a França e a Itália, que não se destacam quando o assunto é felicidade e satisfação da população.

Os pesquisadores cruzaram os dados genéticos de diversas nações com os respectivos níveis de felicidade destas pesquisas e avaliaram de forma particular a "distância genética" existente entre cada população e os dinamarqueses. Cada população se diferencia por possuir um "código genético" mais ou menos homogêneo e entre eles os vários povos são mais ou menos "parentes" na genética.

O estudo revelou que quanto maior for a distância genética de um povo daquela dos dinamarqueses (ou seja quanto maiores foram as diferenças genéticas), menor resulta o nível de bem estar e felicidade daquele povo