Jornal do Brasil

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Empresa quebra recorde de velocidade de internet

Bell Labs atingiu velocidade de 10 gigabits por segundo

Portal Terra

A Bell Labs, subsidiária de pesquisa e desenvolvimento da Alcatel-Lucent, quebrou o recorde de velocidade da internet de banda larga. Segundo a empresa, a velocidade atingida foi de 10 gigabits por segundo, oito vezes mais rápida do que o recorde anterior.

De acordo com a CNN, o recorde ainda é dez vezes mais rápido do que o serviço do Google Fiber, que atualmente oferece a internet mais rápida para consumidores nos Estados Unidos, por meio de fibra ótica.

O interessante deste avanço é que ele foi atingido por meio de cabos de cobre, a infraestrutura que permite o fornecimento dos serviços de telefonia fixa, por exemplo. Com isso, a Bell Labs provou que é possível entregar acesso à web com velocidades de “ultra banda larga” por meio de redes de cobre já existentes.

Os testes foram realizados com um protótipo de uma tecnologia chamada XG-Fast. Ela seria a extensão da tecnologia G.fast, um padrão de banda larga que ainda está sendo finalizado pela União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês) e deve entrar no mercado em 2015.

Tags: aplicativos, bell, fios, labs, tecnologia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.