Jornal do Brasil

Sábado, 23 de Agosto de 2014

Ciência e Tecnologia

Saiba como incluir queijos no cardápio sem ganhar peso

Portal Terra

O queijo não é necessariamente um vilão da dieta e pode até ser incluído em um cardápio de plano de perda de peso, segundo Heather Mangieri, criadora do site Nutrition CheckUp.com. “O queijo ajuda a fornecer nutrientes essenciais ao copo, como a proteína”, afirmou. As mulheres precisam de 46 g de proteínas por dia, enquanto os homens necessitam de 56 g. As informações são do Huffington Post. 

O queijo pode ser excelente fonte de proteína. Quatro porções de cottage possuem 13 g, e uma fatia do tipo suíço, 7,5 g, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. Confira a seguir quatro dicas para inserir o alimento no cardápio sem ganhar peso: 

Você não tem que deixar de comer: adultos devem ingerir cerca de três xícaras de laticínios de baixo teor de gordura por dia. Heather recomenda a ingestão de cerca de 1 grama de queijo gorduroso por dia. A quantidade de queijo que você come e quanto de gordura ingere realmente depende do resto da sua dieta. 

Gordura é sempre gordura: não é por o queijo estar derretido sobre uma fatia de pizza que é menos nutritivo. Quando você come um pedaço de queijo frio ainda está ingerindo gordura, simplesmente não consegue enxergar com tanta facilidade como quando ele está derretido.  

Não há um queijo "melhor": tudo se resume à preferência pessoal quando se trata de variedade de queijo. Basta estar consciente sobre o teor de gordura do seu queijo favorito. Mesmo que certos queijos artesanais tenham menos conservantes, ainda podem ter uma quantidade elevada de gordura ou de sódio, por exemplo.

Queijos possuem muito sódio: adultos geralmente precisam de apenas de 180 a 500 miligramas de sódio por dia, mas ingerem mais de 2.300 mg. Um queijo cheddar tem 174 mg de sódio em uma fatia, já uma colher de parmesão ralado possui 76 mg, basta saber escoher, então.

Tags: alimentação, dieta, gordura, queijo, sódio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.