Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Os benefícios em flexibilizar o ambiente de trabalho

Especialistas defendem que empresas precisam se adaptar às demandas dos profissionais contemporâneos

PorvirFernanda Kalena

Flexibilização é a nova palavra de ordem em grande parte dos ambientes de trabalho. Segundo especialistas, empresas estão tendo que se adaptar às demandas dos profissionais contemporâneos, que podem ter origem nos avanços da tecnologia móvel, ou mesmo nas características da rotina de quem mora em uma cidade grande, por exemplo.

Essa flexibilização ocorre tanto no horário de trabalho como no espaço e na autonomia dos funcionários. Segundo Alexandre Teixeira, especialista em felicidade no trabalho, uma forte tendência que está crescendo é chamada de Rowe (Results Only Work Environment, em inglês), algo como ambiente de trabalho de resultados, uma estratégia de recursos humanos na qual a empresa deixa de controlar o horário e o local de trabalho dos funcionários focando apenas no resultado – o que importa é a qualidade do trabalho e o cumprimento de prazos e metas.

“As pessoas querem fazer suas próprias agendas, não querem ir para o trabalho todos os dias, enfrentar trânsito das metrópoles, ainda mais se podem realizar o mesmo trabalho de casa. Estudos têm comprovado que o home office aumenta a produtividade em mais de 10%”, explica Teixeira.

Marcelo Braga, sócio da Search RH, aponta que dar mais autonomia para os empregados diminui a rotatividade no quadro de funcionários, um grande problema que as empresas enfrentam. “A gestão do tempo para o funcionário é algo muito positivo. Poder levar os filhos na escola, evitar sair em um horário de maior trânsito, ou mesmo poder cuidar de assuntos pessoais aumenta a qualidade de vida e a satisfação com o trabalho. Dar mais autonomia é uma forte ferramenta de retenção”.

Teixeira afirma que isso também favorece profissionais mais inquietos e dinâmicos a permanecerem mais tempo na mesma empresa. “Antigamente as empresas queriam disciplina, hoje elas querem criatividade. Geralmente os funcionários mais criativos são os mais inquietos e ao dar mais liberdade e autonomia é mais fácil segurar esse tipo de profissional”.

Segundo o especialista, é uma questão de tempo de adaptação para que empresa, chefes e funcionários vejam os benefícios da flexibilização. “Assim que os resultados aparecem todos passam a confiar mais no processo, os funcionários ganham em qualidade de vida e a empresa com o aumento da produtividade. Todos ganham”, ressalta o especialista.

Para os gestores que não se sentem seguros ou desconfiam dos empregados quando não estão os vendo trabalhar, Braga afirma que existem recursos que podem auxiliar nesse processo. “Hoje existem ferramentas que ajudam o gestor a controlar a equipe mesmo quando o funcionário está fazendo home office. Além disso, se este funcionário tiver metas bem estruturadas, adequadas ao seu cargo e capacidade, o gestor não precisa fazer um controle intensivo”, argumenta.

Ambos especialistas afirmam que o maior desafio para a disseminação de ambientes de trabalho mais flexíveis no Brasil é a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), que reforça que as empresas tenham controle da produção, jornada e local de trabalho de seus funcionários. “A lei trabalhista é muito arcaica, é de 1943. O mundo corporativo teve que encontrar outras formas dentro da lei para se adaptar a demanda atual. Vemos muitas áreas de empresas virarem terceirizadas e também muitos ‘Eu S/A’ trabalhando por conta”, afirma Braga.

Segundo o especialista em felicidade no trabalho, esse modelo já é comum em startups e empresas voltadas para tecnologia e internet, onde grande parte do quadro de funcionários é formado por jovens. “Quando grandes empresas começarem a adotar isso mais frequentemente, vão gerar um efeito de demonstração importante para a disseminação dessas práticas”, completa.

Tags: ambiente de trabalho, felicidade, flexibilização, produtividade, qualidade de vida

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.