Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Médico dá dicas para prevenir gripe e 'doenças do inverno'

Portal Terra

O inverno chegou e com ele se instala um ambiente favorável para doenças como gripe, faringite, resfriados e pneumonias. O infectologista Bráulio de Mello Araújo, do Hospital Geral de Pirajussara, alertou para algumas medidas de prevenção, entre elas, não fumar ou se expor à fumaça e poeira, ficar em locais arejados, lavar sempre as mãos, cobrir boca e nariz com as mãos ao espirrar ou tossir, respirar sempre pelo nariz e trocar a roupa de cama com frequência.

Segundo ele, a proliferação dessas doenças é reforçada no inverno pois as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados, sem ventilação, onde as bactérias ficam concentradas. São medidas simples, mas que na opinião do médico fazem toda a diferença. Respirar pelo nariz, por exemplo, faz com que o ar seja filtrado e o corpo aquecido; lavar as mãos, principalmente, após higiene nasal, impede o acumulo de bactérias.  

Pessoas que já possuem problemas respiratórios, como bronquite, asma ou sinusite devem ficar longe de bichos de pelúcia, tapetes e outros objetos acumuladores de pó. Para garantia de um sistema imunológico saudável, Araújo ainda alertou para alimentação saudável e hidratação. “Ela deve ser balanceada, com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente as que contêm vitamina C, pois ajudam a prevenir gripes e resfriados”, disse. 

Tags: gripe, Inverno, prevenção, resfriado, SAÚDE

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.