Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Julho de 2014

Ciência e Tecnologia

Gêmeos prematuros nascem com cinco dias de diferença

Portal Terra

Apesar de terem passado meses juntos na barriga da mãe, os gêmeos Axel e Alfie não fazem aniversário na mesma data, isso porque nasceram com cinco dias de diferença e prematuros na 24ª semana de gestação. As informações são do site inglês Daily Mail.

Após dar à luz Axel, o colo de Emma inexplicavemnte fechou e os médicos disseram que as placentas dos dois ainda estavam presas. "Tive que esperar cinco dias antes de fazer outro parto. Era estranho eu ir à incubadora ver meu fiho recém-nascido enquanto ainda estava grávida", contou.

Axel nasceu no dia 19 de julho pesando apenas 793 gramas e teve que ficar dias na UTI enrolado em um plástico para se manter aquecido. Alfie nasceu no dia 24 de julho, cinco dias depois, pesando pouco mais de 900 gramas.

Apesar de serem prematuros, era para os gêmeos terem nascido ainda antes, já que a bolsa de Emma se rompeu na 21ª semana de gestação. "Senti um puxão muito forte e fui para o hospital imediatamente. Lá, me disseram que a bolsa tinha rompido e que se os bebês nascessem naquela hora, provavelmente não sobreviveriam", explicou a mãe.

"Rezei para que eles aguentassem pelo menos até a 24ª semana para que seus pulmões se desenvolvessem", contou. Com ajuda de medicamentos, os mêdicos conseguiram adiar o parto para esta data, quando o primeiro bebê veio ao mundo. O primogênito Axel passou por cuidados intensos por quatro meses, quando várias vezes os médicos disseram que ele poderia não sobreviver.

"Os dois estavam em casa no meu aniversário de 30 anos, o que foi um presente enorme. Eles vão muito bem, considerando tudo que passaram", disse. Axel ainda precida de remédios, mas superou bem uma operação no olho e duas cirurgias por causa de hérnias. Apesar de ter nascido um pouco mais forte, o mais novo Alfie também foi tratado com grandes doses de antibióticos e ficou quatro meses na incubadora, uma a mais do que o irmão, que pode ir para casa mais cedo.

Com quase dois anos, Axel ainda não anda, enquanto Alfie já caminha, mas ainda não pronunciou sua primeira palavra. No entanto, os médicos dizem que eles têm se desenvolvido bem. "Ano passado, demos só uma festa de aniversário para os dois, mas este ano faremos festas em dias separados, já que eles nasceram em dias diferentes", diz Emma.

Tags: gêmeos, gestação, gravidez, mãe, prematuros

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.