Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Brasil lança com sucesso seu primeiro nanossatélite

Portal Terra

Teve sucesso o lançamento do primeiro nanossatélite brasileiro. Batizado NanosatC-BR1, este satélite foi lançado na tarde de ontem da base espacial russo de Yasny e já está operante. "Ocorreu tudo bem", comemorou o professor João Batista Martins, da Santa Maria Design House, grupo ligado ao projeto. "Já estamos colhendo informações."

O NanosatC-BR1, desenvolvido em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), faz parte de um projeto que tem por objetivo estudar distúrbios na magnetosfera (campo magnético do planeta). Segundo o Inpe, um dos focos de pesquisa são as regiões da Anomalia Magnética do Atlântico Sul.

Também faz parte de sua missão o teste de circuitos integrados resistentes a radiação, o que trará dados e servirá a missões futuras em foguetes de maior porte.

De acordo com a descrição disponível no site do Inpe, o satélite possui três cargas úteis: um magnômetro para utilização dos seus dados pela comunidade científica; um circuito integrado projetado pela Santa Maria Design House da UFSM; e o hardware FPGA, que deve suportar as radiações no espaço em função de um software desenvolvido pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Tags: fpga, Inpe, nonasat-br1, ufrgs, usfm

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.