Jornal do Brasil

Sábado, 21 de Abril de 2018 Fundado em 1891

Ciência e Tecnologia

Brasil lança com sucesso seu primeiro nanossatélite

Jornal do Brasil

Teve sucesso o lançamento do primeiro nanossatélite brasileiro. Batizado NanosatC-BR1, este satélite foi lançado na tarde de ontem da base espacial russo de Yasny e já está operante. "Ocorreu tudo bem", comemorou o professor João Batista Martins, da Santa Maria Design House, grupo ligado ao projeto. "Já estamos colhendo informações."

O NanosatC-BR1, desenvolvido em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), faz parte de um projeto que tem por objetivo estudar distúrbios na magnetosfera (campo magnético do planeta). Segundo o Inpe, um dos focos de pesquisa são as regiões da Anomalia Magnética do Atlântico Sul.

Também faz parte de sua missão o teste de circuitos integrados resistentes a radiação, o que trará dados e servirá a missões futuras em foguetes de maior porte.

De acordo com a descrição disponível no site do Inpe, o satélite possui três cargas úteis: um magnômetro para utilização dos seus dados pela comunidade científica; um circuito integrado projetado pela Santa Maria Design House da UFSM; e o hardware FPGA, que deve suportar as radiações no espaço em função de um software desenvolvido pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Portal Terra


Tags: Inpe, fpga, nonasat-br1, ufrgs, usfm

Compartilhe: