Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Julho de 2014

Ciência e Tecnologia

Uma mochila por um ano de livros didáticos

Campanha reverte lucro em material escolar para crianças de baixa renda de comunidades rurais

Jornal do Brasil

A Índia concentra o maior número de analfabetos do mundo. Segundo dados da última edição do Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, lançado no começo deste ano pela Unesco, o país concentra mais de um terço dos 743 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever.

Na tentativa de reverter essa situação, o estudante da universidade norte-americana Stanford, Aditya Viswanathan, de origem indiana, criou a Jatalo, uma empresa de mochilas que reverte o lucro de cada peça vendida em livros didáticos para uma criança de baixa renda durante um ano.

Segundo ele, o alto preço dos livros e do material escolar é um dos fatores que faz as crianças desistirem dos estudos e fornecer esse material estimula a permanência na escola e o interesse em aprender.

Hoje a Jatalo auxilia mais de 40 crianças de duas escolas de comunidades rurais indianas: a Matunga Lions Pioneer English School, em Mumbai, e a Little Stars School, em Varanasi. A empresa disponibiliza em seu site um perfil com foto de cada estudante para eles contarem um pouco quem são e o que gostam, como quais são seus hobbies, o que preferem estudar e o que querem ser quando crescer.

Dhondore Ashwini Pramod, por exemplo, é aluna do 9o ano e sonha em ser arquiteta. Quando perguntada sobre o momento mais feliz de sua vida, disse que ainda espera esse momento acontecer, que para isso se realizar o mundo precisa ser um lugar com menos desigualdades sociais.

A transparência do auxílio é bastante ressaltada por Viswanathan no site da empresa, já que não é feito através de alguma organização social. A empresa tem contato direto com as instituições para fazer a doação. “Queremos encorajar crianças pobres a melhorar suas condições de vida através da educação, mas também conscientizar o mundo todo sobre a situação delas e dar uma chance para todos ajudarem. O que quer que você carregue na sua mochila Jatalo, estará levando junto o futuro de uma criança pobre”, explica.

As mochilas são vendidas a US$ 59,90 e podem ser compradas pela internet.

Tags: combate ao analfabetismo, comunidade rural, desigualdade social, educação, incentivo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.