Jornal do Brasil

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Como o futebol pode ensinar cultura e história

Confira exposições e arquivos virtuais que retratam a cultura do esporte através do tempo

PorvirMarília Arantes

Quando corações e mentes do mundo inteiro estão focados nos gramados brasileiros, embora a Copa do Mundo também seja um período de férias escolares, é possível aproveitar a mobilização em torno do maior evento mundial sobre futebol para aprender sobre as relações do esporte com a história e cultura dos povos. O Porvir indica algumas mostras virtuais afinadas com o tema. Veja:

1 – Futebol no Brasil: das origens à popularização

Pela história do futebol é possível também aprender a história das culturas de muitos países. Atentos à oportunidade, a equipe do Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo lançou uma exposição com rica documentação e pesquisa iconográfica, expostas em oito salas virtuais. Uma delas dedica-se totalmente à Copa de 1950, realizada no Brasil. O material ainda inclui propostas de atividades pedagógicas para trabalhar a temática em sala de aula.

2 – Drama e euforia

A exposição do Arquivo Nacional do Brasil apresenta ampla galeria virtual com foco na participação do Brasil nos mundiais de 1950 a 1970. Entre os documentos estão imagens de jogadores em campo, em treino, lazer, de apoio e comemoração das torcidas, além de uma homenagem a Pelé e Mané Garrincha. A mostra aborda a inserção do futebol na imprensa e na “crônica” brasileira.

3 – Museu do Futebol

O museu localizado em São Paulo disponibilizou parte de seu acervo digital para o Google Cultural Institute. Na coleção, há três miniexposições. Vale muito visitar uma dedicada a Mário Américo,  o massagista da Seleção por 38 anos. Mário passou pelas Copas de 1950 a 1970, serviu ao Vasco e ao Fluminense, era amigo pessoal de Garrincha e conviveu com a nata do futebol brasileiro. A exposição foi realizada com apoio do Centro de Referência do Futebol Brasileiro e a colaboração do filho de Mario Américo, que contribuiu com fotografias pessoais.

4 – Google Cultural Institute

Na mesma plataforma usada pelo Museu do Futebol, o Google Cultural Institute, o acervo da revista norte-americana Time traz mais de 20.000 imagens interessantes sobre futebol, registradas por fotógrafos bem sucedidos em coberturas esportivas.

Recursos do site do Museu Nacional do Futebol da Grã-Bretanha também estão disponíveis no mesmo ambiente. Por exemplo, a exposição virtual A History of the World Cup in 24 objects (A história da Copa do Mundo em 24 objetos, em livre tradução), que divide-se em duas partes (1872-1970) e (1970-2014) e foi criada pelos especialistas David GoldBLatt e Jean Williams, do Centro Internacional para a história do Esporte e da Cultura da Universidade de Montfort, em Leicester, utiliza objetos do museu para contar a evolução do mundial e como ele se tornou um megaevento.

Entre vídeos da coleção do museu britânico está o The Homes of Football (As Casas do Futebol), de Stuart Roy Clarke. Nele, o fotógrafo traça as transformações acompanhadas pelo público esportivo na Grã-bretanha, ao longo do século 20.

Um extenso arquivo digital também reúne o material do documentário da BBC Kicking and Screaming (Chutando e Gritando), de 1994, sobre a história do jogo na Inglaterra.

5 – Fútbol – The Beautiful Game

Diversas exposições em homenagem à Copa do Mundo acontecem em museus pelo mundo afora. Embora sejam presenciais, vale checar algumas apresentações das mostras nos sites. Em cartaz no período da Copa no Lacma (Los Angeles County Museum of Art), a mostra Fútbol The Beautiful Game apresenta boas discussões estéticas, como a que aparece na entrevista de Franklin Sirmans, no blog do Lacma.

6 – Football in Russia

Embora ofereça pouco conteúdo,  o site “Football in Russia” traz informações curiosas sobre a cultura do esporte no país, como por exemplo a ligação do futebol com os jogos de azar.

Tags: copa do mundo, esporte, futebol, história, mundial 2014

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.