Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Morre, aos 93 anos, o criador do GPS Roger Lee 

Portal Terra

O inventor do GPS e pioneiro da navegação moderna, Roger Lee Easton Sênior morreu aos 93 anos de idade no último dia 8 de maio em sua residência em New Hampshire, Estados Unidos. Segundo o site Business Wire, o americano nasceu em 30 de abril de 1921 e se formou como físico no Middlebury College. Em 1943, Easton começou a trabalhar no Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA, ele trabalhou com sensores de radar e sistemas de pouso durante a Segunda Guerra Mundial.

A partir de 1955, ele ajudou a escrever o “Projeto Vanguard” um programa de satélite embrionário do GPS. Na década de 1960, o cientista colocaria relógios de alta precisão em vários satélites que também poderiam ser usados para determinar a localização exata de uma pessoa no chão. Esse sistema era chamado de “Timation for Time-Navigation”, mas posteriormente renomeado pelo departamento de Defesa dos EUA como “Global Position System” (Sistema de Posicionamento Global) ou GPS.

Easton tem 11 patentes de “sistema de navegação” registradas em seu nome. Ele se aposentou em 1980 e ganhou diversos prêmios. Ele entrou na política ainda nos anos 1980 e serviu dois mandatos como senador estadual em New Hampshire. Ele deixou esposa, dois filhos, uma irmã e cinco netos.

Tags: GPs, obtuário, projeto vanguard, roger lee, sistema de navegação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.