Jornal do Brasil

Sábado, 23 de Agosto de 2014

Ciência e Tecnologia

Apple planeja lançar sistema de casa inteligente

Luzes, climatização e eletrodomésticos da casa poderiam ser controlados por um iPhone ou iPad

Portal Terra

A Apple está preparando um novo software que transformaria o iPhone em um controle remoto para luzes, sistemas de segurança e eletrodomésticos da casa, de acordo com o Financial Times. Segundo fontes familiares com o assunto ouvidas pela publicação, a empresa de Cupertino vai anunciar a novidade em sua conferência para desenvolvedores, a Worldwide Developers Conference, que acontece de 2 a 6 de junho na Califórnia (EUA).

Uma tecnologia para celulares e tablets que controlaria sistemas de iluminação, segurança, eletrodomésticos, entre outros, já foi registrada no escritório de patentes americano pela Apple em novembro do ano passado. A novidade reforçaria a tendência da internet das coisas, na qual diversos dispositivos, desde carros a geladeiras, estarão conectados.

A empresa está conversando com um grupo de fabricantes de dispositivos inteligentes para casa, que seria certificado pela Apple para vendê-los em suas lojas.

Ela também deverá focar nos recursos de proteção à privacidade do sistema, principalmente com as denúncias de que empresas de tecnologia estavam colaborando com as espionagens da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). Neste ponto da privacidade, a companhia deve reforçar a segurança dos seus produtos em relação ao seu rival Google, que anunciou recentemente que poderia vender anúncios e outros conteúdos em geladeiras, painéis de carro, termostatos, óculos e relógios inteligentes.

A iniciativa da Apple segue a concorrência: o Google comprou a Nest, fabricante de termostatos conectados à web, por US$ 3,2 bilhões em janeiro deste ano, enquanto a Samsung lançou uma linha de geladeiras, máquinas de lavar e TVs que pode ser controlada por smartphones e smart watches.

Tags: aplicativos, Apple, inteligentes, moradias, tecnologia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.