Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

ANP abre inscrição para prêmio que incentiva inovação indústria do petróleo

Agência Brasil

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) abre hoje (23) as inscrições para a primeira edição do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. O objetivo é reconhecer e incentivar o esforço de instituições de pesquisa e empresas brasileiras que buscam soluções inovadoras para a indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis.

O prêmio vai priorizar as inovações que tenham como origem de recursos a Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e tenham contribuído para o aumento do conteúdo local em bens e serviços voltados para a indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis.

A cláusula obriga as concessionárias a investirem parte dos recursos obtidos com a atividade de exploração e produção em pesquisa e desenvolvimento de inovações tecnológicas voltadas para o setor.

O tema da edição de 2014 é Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural e está dividido em três categorias: Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de  ciência e tecnologia; Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa fornecedora em colaboração com empresa petrolífera; e Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte. Além das três categorias de premiação, haverá um prêmio para a Personalidade Inovação do Ano.

Segundo a agência, as inovações devem estar inseridas no mercado ou ter elevado potencial de inserção. Serão definidos até cinco finalistas em cada categoria, com base nos seguintes critérios: registro de patente, recursos da Cláusula de PD&I, índice de conteúdo local, aplicação e impactos na indústria.

As inscrições vão até 30 de junho e a divulgação dos finalistas será nos dias 21 e 22 de julho. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 de agosto, data de comemoração de 16 anos da criação da ANP. As fichas de inscrição e o edital do prêmio podem ser acessados na página da agência na internet .

Tags: agência, concurso, inovação, Petróleo, premiação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.