Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Sociedade Psicanalítica do Rio promove seminário sobre autismo em crianças

Jornal do Brasil

O autismo em crianças e a singular forma pela qual elas experimentam seu próprio universo serão tema de um seminário promovido pela Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), no próximo dia 7. Desde a detecção precoce e o diagnóstico até o desenvolvimento psíquico, a Jornada Autismo ou Autismos – Um amplo espectro a compreender traz o olhar de especialistas sobre o tema, em quatro módulos distintos. 

  A importância da Psicanálise neste aspecto tem sido amplamente comprovada. A experiência clínica revela que, através da abordagem psicanalítica, há uma evolução para o contato externo e a expansão do mundo interior das crianças com autismo. O tratamento ajuda a trazer a criança para a dimensão do humano e do social. Não como mera repetidora de comportamentos “aceitáveis” e adaptativos, mas sim protagonista de sua própria história. 

 “Sinais iniciais, ainda que sutis, quando observados a tempo, podem ajudar na prevenção, mudando o rumo do desenvolvimento da criança. A importância da consulta pediátrica, da observação dos familiares e dos professores são oportunidades ímpares na detecção de sinais para o encaminhamento da criança”, afirma Marisa Helena Leite Monteiro, diretora da Comissão Científica da SPRJ. Ela lembra que o apoio à família é fundamental neste processo de evolução e transformação da criança.  

As apresentações da Jornada serão permeadas por ilustrações clínicas. A partir delas, será aberto o espaço para o debate sobre a construção do vínculo, o desenvolvimento da linguagem e a entrada no mundo simbólico, tão necessários ao aprendizado. Para finalizar, será apresentada uma pesquisa realizada através da clínica com os indícios de evolução que o tratamento psicanalítico propicia a estas crianças. 

  Após a Jornada, será lançado o livro Atendimento Psicanalítico do Autismo, que mostra como se dá o tratamento e quais são as bases teóricas e técnicas utilizadas na atualidade. O livro tem uma linguagem simples e é dirigido a todos os que se interessem em conhecer melhor estas crianças e sua capacidade evolutiva. 

PROGRAMAÇÃO 

Detecção Precoce, Diagnóstico e Evolução

Lucila Jabor Hugueney (SPRJ) e Regina Elizabeth Coimbra (SBPSP)

Coordenação: Vera Márcia Ramos (SPRJ) 

A Construção do Vínculo e a Linguagem – Peculiaridades no Tratamento Psicanalítico

Christina Nicoll Cavallari (SBPRJ) e Fátima Vieira Batistelli (SBPSP)

Coordenação: Débora Regina Unikowski (SPRJ) 

Semelhanças e Diferenças na Clínica

Sônia Caldas N. Serra (CPRJ) e Marisa Helena Leite Monteiro (SPRJ)

Coordenação: Dagmar Wunderlich D’Angelo (SPRJ) 

Indícios de Desenvolvimento Psíquico – Clínica e Pesquisa nos Estudos Autísticos

Grupo de Pesquisa Psicanalítica em Autismo

Coordenação: Vera Lucia Benchimol (SPRJ)

Tags: autismo, debate, diagnóstico, psicanalista, SAÚDE

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.