Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Forbes: Como o Brasil e a União Europeia estão quebrando a internet

Revista de negócios norte-americana publicou artigo criticando o Marco Civil da Internet

Jornal do Brasil

A Forbes, revista de negócios norte-americana, publicou um artigo nesta segunda-feira (19)criticando o Marco Civil da Internet no Brasil e as novas medidas relativas à Internet na União Europeia. Segundo o autor, as novas ações ameaçam a liberdade e abertura da Internet como a conhecemos hoje.

O texto destaca que o Marco Civil possui diversas cláusulas que asseguram a neutralidade da rede, mas que obriga a Internet a seguir regras de privacidade e formas de guardar e compartilhar as informações do usuário. 

A publicação defende que o mais importante é que a lei explicitamente se aplica a qualquer companhia que possua pelo menos um usuário brasileiro, tenha servidores no Brasil ou opere um escritório no país. As empresas que falharem em respeitar o Marco podem ter que pagar multas ou terem o serviço bloqueado. 

Por fim, a coluna assegura que, na medida em que mais e mais países seguem os passos do Brasil e da União Europeia, as empresas de Internet terão que navegar em uma web com regras conflitantes. De acordo com o autor, os governantes devem resistir em aplicar leis extra-territoriais, porque isso enfraqueceria a Internet como um todo.

Tags: internet, lei, marco civil, neutralidade, privacidade, regulação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.