Jornal do Brasil

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014

Ciência e Tecnologia

Especialistas lançam novas técnicas de oncoplastia e reconstrução mamária

Congresso Oncoplastia 2014 acontecerá neste fim de semana em São Paulo

Jornal do Brasil

Mastologistas e cirurgiões de mama nacionais e internacionais se reúnem esta semana, em São Paulo, para lançar as mais modernas técnicas de reconstrução mamárias desenvolvidas no Brasil e no exterior. O congresso Oncoplastia 2014 – da reconstrução à reparação, que acontece de 23 a 25 de maio, é promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e irá apresentar, por exemplo, cirurgias ao vivo que irão interagir com os participantes sobre alternativas para refinar a cirurgia em mamas muito volumosas e em mamas idosas, hoje um desafio para os médicos.

As cirurgias oncoplásticas e de reconstrução mamária têm sido amplamente discutidas no país, já que após ter sido sancionada a Lei nº 12.802, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar cirurgia reparadora em mulheres que retiraram a mama devido ao câncer, menos de 10% das pacientes brasileiras submetidas à mastectomia têm acesso à cirurgia de reconstrução mamária imediata pelo SUS. E o principal motivo é a falta de profissionais habilitados para este tipo de cirurgia. Por isso, a SBM está colaborando para a formação de mastologistas com técnicas de cirurgias de reconstrução mamária ao fechar convênio com secretarias de saúde dos estados e facilitar que um maior nmero de mulheres sejam atendidas.

Na programação, o inglês Richard Rainsbury irá abordar como evitar e reduzir as complicações na reconstrução de mama; o italiano Mario Rietjens apresentará alternativas, dificuldades e dicas sobre reconstrução mamária em mamas volumosas; e o argentino Eduardo Gonzalez explicará como é sempre necessário utilizar técnicas de mamoplastia na reconstrução parcial da mama. Também será abordada a reconstrução em pacientes idosas ou gestantes, cuidados para uma boa cicatrização e a lipoenxertia, método de cirurgia que retira gordura de um local para preencher outra área do corpo.

SERVIÇO:

Data: 23 a 25 de maio

Horário: 8 às18h

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Endereço: Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo

Tags: CÂNCER, câncer de mama, cirurgia, CONGRESSO, reconstrução

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.