Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

El País: Piauí é um gigante para a ciência, mas invisível para o Brasil

Jornal espanhol publicou matéria sobre o parque arqueológico do estado, que estaria abandonado

Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País publicou uma matéria na última sexta-feira (16) criticando a postura do Brasil em relação ao parque arqueológico do Piauí, que estaria abandonado pelas autoridades.

Segundo a reportagem, os últimos achados dão conta que a chegada do homem à América foi dez mil anos antes do que a teoria anterior supunha, e que pode ter começado pela América do Sul e não pela do Norte.

De acordo com uma pesquisadora que comandou uma escavação no local, os novos elementos são "irrefutáveis" e o homem teria chegado diretamente na América do Sul, vindo da África, na época de uma grande seca no continente africano. Por sua vez, um professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, entrevistado pela matéria, afirma que também há a possibilidade de que tenha havido duas entradas de homens na América.

A reportagem destaca que a falta de esqueletos antigos que poderiam trazer afirmações mais precisas sobre a questão é um problema na América do Sul. Por isso, o jornalista defende que locais como os do Parque Nacional da Serra da Capivara, onde a pesquisa continua e a verba é pequena, são essenciais para que o enigma chegue perto do fim.

Tags: america, ARQUEOLOGIA, migração, Piauí, teorias

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.