Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Teste: Lancer Evolution X é carro de rua com DNA de corrida

Portal Terra

Potência, conforto e a certeza de uma direção puramente esportiva. O Lancer Evolution X é um carro de rua com DNA de carro de corrida. Com motor 2.0 l de 295 cavalos, o carro é ótima indicação para quem gosta de velocidade aliada a uma direção segura.

Terra testou um Lancer Evolution X no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu. Logo de cara, o design arrojado com linhas modernas na grade dianteira dá um ar de potência ao modelo. O aerofólio traseiro, construído para o veículo ganhar mais aderência à medida que o condutor acelera, completa o visual esportivo.

Ao volante, o que impressiona é a tração integral permanente nas quatro rodas, que “gruda” o veículo no chão em fortes curvas, mesmo em altas velocidades. A impressão é de que é praticamente impossível sair de traseira ou rodar nas curvas do autódromo devido ao auxílio do sistema de controle de tração.

A transmissão Twin Clutch SST permite que o motorista escolha três modos de direção: normal, sport e super-sport. No modo normal, o condutor tem uma direção tranquila, como em qualquer carro automático, mas no modo super-sport é possível experimentar uma direção esportiva ao extremo, com trocas de marchas efetuadas em altas rotações, e um excelente desempenho de freio do motor.

O volante esportivo incorpora paddle shiftts (borboletas) que facilitam na direção super-esportiva. O único problema é que elas não giram junto com o volante, dificultando uma troca de marcha durante uma curva. De acordo com a marca, o propulsor do Lancer Evolution X é capaz de levar o veículo de zero a 100 km/h em 6s3. A velocidade máxima do modelo é de 242 km/h.

Entre os itens de série do modelo estão bancos esportivos, rodas aro 18”, sistema Full Airbags (airbags frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista), sistema de freios esportivo, sistema multimídia com GPS, piloto automático, faróis bixênon com regulagem automática de altura, sensores automáticos de luz, chuva e aviso sonoro de estacionamento.

Apesar do preço alto – R$ 213.990 -, o carro proporciona uma experiência diferente ao volante, principalmente pelo desempenho esportivo. O grande problema é encontrar o local ideal para desenvolver toda a potência do carro, principalmente nas grandes cidades.

Tags: carro, novidade, tecnologia, teste, veículo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.