Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Barco de Cristóvão Colombo pode ter sido encontrado 500 anos depois

Arqueólogos podem ter localizado restos do navio que trouxe descobridor às Américas

Portal Terra

Mais de cinco séculos depois, a embarcação “Santa Maria” de Cristóvão Colombo pode ter sido encontrada naufragada no mar do Caribe. É o que acreditam arqueólogos investigadores após descobrirem restos muito antigos, na costa norte do Haiti. As informações são do The Independent.

“Todas as evidências geográficas, topográficas e arqueológicas nos sugerem que os restos naufragados são mesmo do famoso navio Santa Maria de Cristóvão Colombo”, disse o líder das expedição e um dos principais nomes da arqueologia subaquática, Barry Clifford.

Ainda de acordo com o cientista, o governo do Haiti tem ajudado nos trabalhos de escavação e exploração – que tem sido feitos de forma bastante cuidadosa e não-invasiva, por meio de fotos e análise de relatos históricos.

A equipe de cientistas tem usado descrições do diário de Cristóvão Colombo para melhor referência. Uma das evidências apontadas, por exemplo, é a presença de um canhão característico da época de Colombo.

Cristóvão Colombo foi um navegador e explorador genovês, responsável por liderar a frota que chegou ao continente americano no século XV (1492), sob ordens dos reis católicos da Espanha.

Colombo viajava no navio Santa Maria, juntamente com mais dois navios - Pinta e Niña -, na expedição que procurava a rota de comércio curta para a Índia, mas terminou por descobrir a América em 1492. O navio teria afundado após colidir com um recife em dezembro de 1492.

Tags: america, descobrimento, evidências, Navio, Santa María, the independent